Vocês leram?

“O céu e a terra desaparecerão, mas as Minhas palavras jamais desaparecerão” Mateus 24:35

Jesus responde uma pergunta com outra pergunta como muitas vezes faz.
“Vocês não leram nas escrituras…?” Ele pergunta. Como se trata de um grupo de fariseus instruídos que lhe faz a pergunta original, Jesus já sabe que eles têm lido as escrituras.
Eles não perguntam porque não sabem o que está escrito. Eles perguntam porque não querem viver conforme o que diz as escrituras.
Queremos respostas, porém, Jesus quer que olhemos mais a fundo o que motiva nossas perguntas. Muitas vezes, o problema não é se temos ou não lido a Bíblia, o problema é que, muitas vezes, não queremos obedecê-la.
Podemos pensar que a chave de seguir a Jesus é aprender mais. Se você é novo(a) na fé é isso que você deve fazer, afinal você não pode seguir quem não conhece. Para outros, todavia, que vivem na caminhada da fé há mais tempo, podemos estar sofrendo de uma “obesidade da informação”, ou seja, recebemos mais informação das escrituras que estamos dispostos a aplicar.
“Você tem lido as escrituras?”. A pergunta de Jesus nos recorda o grande presente que temos na Palavra de Deus, afinal, com Ele não temos que adivinhar qual é a vontade de Deus para nossas vidas.
Quando satanás tratou de tentar Jesus três vezes, cada vez, Jesus citou as escrituras.
Nesse momento, Jesus nos recorda que não só de pão viveremos, mas de toda palavra que vem da boca de Deus.
Como o discipulado sempre tende a produzir ação, quando chegarmos às escrituras, devemos fazer duas perguntas. A primeira é: “O que é que a Palavra de Deus, verdadeiramente, disse?”. Perguntamos isso porque, às vezes, cremos em coisas que Deus nunca disse.
A segunda pergunta é: “O que é que vou fazer com a Palavra de Deus?”. Se nos aproximamos da palavra de Deus prontos para aprender e obedecer, confiando que será para nosso bem, cresceremos como discípulos de Jesus.
Que possamos não somente ler as escrituras, mas ter fé de aplicá-la em nossas vidas agora. Em nome de Jesus, amém.

Pr. Adriano Vargas
Cosmópolis Central
@cosmopoliscentral