Vôlei municipal visa atrair novos adeptos ao esporte

O vôlei na cidade de Cosmópolis existe há décadas, tendo sido parte da infância até mesmo do atual treinador dos times municipais, Fabio Marcelo de Moraes (44).
Formado em Educação Física com especialização em Ciência e Treinamento Esportivo, o técnico afirma que o convite para colaborar com o vôlei da cidade aconteceu após sua saída do Nosso-Clube, pelo falecido Ricardo Alves.“Trabalhei na secretária de educação, onde fiquei por alguns anos. Foi lá que o ex-secretário de esportes, Nilton, me convidou para assumir o posto definitivamente”, conta.
Desde então, Fabio vem trabalhando as seleções cosmopolenses em busca de campeonatos regionais e estaduais. “Infelizmente, não estamos participando de muitos, em decorrência do momento econômico da cidade e da falta de jogos”.
Para tal, as seleções devem inscrever-se para os torneios e esperar as tabelas dos jogos. “Geralmente, conseguimos chegar, pelo menos, às finais dos campeonatos. Sempre busco dar um passo a mais a cada campeonato”, afirma Fabio. “Aqui na cidade, já realizamos alguns jogos que contaram com 12 equipes da região, como a de Sumaré, Hortolândia, Artur Nogueira, Campinas e alguns times da UNICAMP. Neste campeonato, em específico, ficamos em 4º lugar no adulto masculino”, continua.
Quanto à participação de jovens e adolescentes nos jogos, Fabio comenta que sempre há grande falta. “Antigamente, contávamos com vários jogadores, mas grande parte teve que deixar os treinos por conta de estudos em período integral, presentes nas escolas Alberto Fierz e Ivete Sala de Queiroz. O Ivete possui, para compensar, um projeto de vôlei, mas o Alberto Fierz já não conta com o mesmo benefício, devido a incompatibilidade de horário”, explica.
Hoje, os times que mais contam com participantes são as modalidades adulto masculino e feminino.

Técnico Fábio

Apesar disso, o treinador não desanima e afirma que, para o primeiro semestre deste ano, o foco ainda é montar o quadrangular feminino. Já para o próximo, a atenção vai ser dada a categoria de base infantojuvenil e sub 21, com masculino e feminino. “Eu sempre tento motivar meus alunos da melhor maneira possível. Exijo responsabilidade e estou buscando vitórias em campeonatos. Infelizmente, não estamos conseguindo marcar amistosos, já que as equipes de fora priorizam torneios regionais. Acredito que isso seja importante para definir um objetivo, para, através disso, ter um processo de desenvolvimento”, pondera.
Para os interessados, os treinos acontecem de terça e quinta, das 13h às 16h, sendo na quinta das 13h às 17h. Novos jogadores possuem um tempo separado a combinar com o treinador. “Treino todas as categorias a partir dos 12 anos. Espero novos jogadores, pois, a família voleibol Cosmópolis está de braços abertos”, conclui.