Todo início de aulas, além dos cadernos, lápis, canetas, borrachas, livros e mais infinitas opções de papelaria, há algo muito importante para se programar: as temíveis LANCHEIRAS.
Organizar lancheira dá um“trabalhão” e todos os pais sabem disso. Existe a preocupação: o que mandar? Quanto mandar – é muito ou é pouco? Será que estraga? Será que ele(a) vai comer? Será que isso é saudável? Tem que mandar fruta todo dia? Suco pode?
Pode parecer clichê, mas o simples funciona e não é necessário pensar em receitas ou opções caras e mirabolantes para a organização e preparação das lancheiras. O mais importante é que os pais saibam que a lancheira escolar é ROTINA e que as crianças necessitam que essa alimentação seja sempre o mais saudável possível.
Lembre-se que a lancheira está presente 5 dias da semana durante um ano letivo inteiro, que, em 2024, será de, no mínimo, 200 dias para o estado de São Paulo. São 200 dias! Imagine seu filho comendo lanches ricos em açúcar e gordura todos os dias durante 200 dias. E então, lancheira é ou não é importante?
Sem mais delongas,vamos às orientações para te ajudar nisso: O que mandar:
Um líquido
Água
Suco100% integral Suco natural
Água de coco Chás
Um tipo de carboidrato
Pão (integral, francês, forma, caseiro, tortilha,torradas, sírio, folha)
Pão de queijo Milho cozido
Muffin salgado ou doce Bolos caseiros
Pipoca Granola
Biscoito de arroz, integral ou polvilho
Chips de batata, batata doce, mandioquinha ou inhame Torta caseira
Aveia Panqueca
Um tipo de proteína
Queijos brancos
Pasta de ricota ou tofu Cottage
Iogurte
Smoothie de frutas Ovo de codorna Omeletes
Snack de grão debico Pasta de grão de bico Atum
Carne moída ou frango desfiado (em recheio de pães)
Patê de atum ou de frango (em recheios) Oleaginosas (castanhas, nozes ou amendoim)
Frutas/vegetais
Frutas frescas Frutas desidratadas Tomate cereja Cenouras em palitos
Pepino em palitos
Brócolis e couve-flor Patê de cenoura Legumes ralados (Beterraba, cenoura, etc.)
Quanto mandar: Existem estimativas na literatura, mas quem dirá a quantidade ideal é a criança. Para saber a quantidade ideal para seu filho, observe-o durante os lanches em casa,veja o quanto de apetite ele tem. Há muitas variáveis que podem alterar a quantidade e por isso ela deve ser individualizada e é preciso ter bom senso.
Quais industrializados mandar: Há inúmeras opções no mercado, observe sempre os rótulos e você deve procurar outras alternativas quando: o primeiro ingrediente for açúcar, farinha, sal, óleo e gordura. Se tiver gordura hidrogenada, gordura trans, gordura vegetal, e quando encontrar uma lista gigante de ingredientes.
Dica: organize algumas horas do seu tempo e prepare receitas caseiras. Congele em pequenas porções.
É possível congelar pães, bolos, muffins, pão de tapioca, esfihas caseiras, tortas de diversos sabores e o descongelamento pode ser feito em micro-ondas em poucos segundos.