Vontade

(...) Seu Pai sabe exatamente do que vocês precisam antes mesmo de pedirem.” Mateus 6:5-8 NVT

Em vez de orações longas, altas e extravagantes, as orações que movem Deus são simples, autênticas e sinceras. Mas simples não é o mesmo que seguro. E essa é a razão pela qual sou compelido a escrever isso esta semana.
O maior erro que cometi na minha vida de oração, a razão pela qual minhas orações eram tão fracas, é porque eu orava de uma forma protegida demais. Eu estava numa zona de conforto com Deus. Eu não estava quente, nem frio. As minhas orações eram mornas. Mas orações seguras e mornas não nos aproximam de Deus nem nos ajudam a revelar o Seu amor para o mundo.
As orações são inerentemente inflamáveis. Percebi esse aspecto da oração enquanto lia sobre Jesus falando com o Seu Pai no jardim do Getsêmani, um pouco antes de Ele entregar a Sua vida na cruz. Sabendo o que estava por vir, Jesus perguntou a Deus se havia alguma outra maneira. Então, Jesus, não um discípulo ou uma pessoa normal na Bíblia, mas J-E-S-U-S, o Filho de Deus, fez uma oração de submissão vulnerável e perigosa: “Porém que não seja feito o que Eu quero, mas o que Tu queres” (Lucas 22:42).
Jesus nunca nos pediu para fazer algo que Ele mesmo não faria. Ele nos chama para uma vida de fé, não uma vida de conforto. Em vez de irmos a Ele para um estilo de vida mais seguro, mais fácil e livre de estresse, o Filho de Deus nos desafia a arriscarmos amar aos outros mais do que a nós mesmos. Em vez de ceder aos nossos desejos cotidianos, Ele nos chama a negá-los por algo eterno. Em vez de viver pelo que queremos, Ele nos diz para pegarmos a nossa cruz diariamente e seguir o Seu exemplo.
Me preocupo que, para muitas pessoas, a oração é como comprar um bilhete de loteria, uma chance para uma vida aqui na terra que seja livre de problemas, estresse e dor. Para outras, a oração é meramente uma rotina sentimental, como recitar a letra da sua música favorita ou uma canção de ninar da sua infância. E ainda, outras oram porque se sentem muito mais culpadas se não o fazem.
Mas nenhuma dessas orações reflete a vida que Jesus veio para nos dar.
Em vez disso, Ele nos chamou para deixarmos tudo e segui-Lo.
Jesus não somente desafiou os outros a deixarem suas próprias vontades para trás. Ele mesmo viveu uma fé perigosa. Ele tocou os leprosos. Mostrou graça às prostitutas. E se posicionou corajosamente frente ao perigo. E então, Ele nos disse que podemos fazer o que Ele fez – e mais.
E é por isso que não podemos nos acomodar em simplesmente pedir a Deus para abençoar a nossa comida ou “ficar conosco hoje.”
A Bíblia nos diz que podemos nos aproximar “com toda confiança do trono da graça” (Hebreus 4:16a NVT). Não temos que nos aproximar com timidez ou nos sentirmos estranhos – podemos ir a Ele com confiança, certeza e ousadia. Quando oramos dessa forma, então “receberemos misericórdia e encontraremos graça para nos ajudar quando for preciso” (Hebreus 4:16b NVT).

As suas orações importam.
Como você ora importa.
O que você ora importa.
As suas orações movem a Deus.
Então: Ore!

Pr. Adriano Vargas
Cosmópolis Central
@cosmopoliscentral