Yoga traz benefícios para todas as pessoas e idades

A yoga, uma filosofia que surgiu há mais de sete mil anos na Índia, se disseminou por todos os lugares do mundo.
A endocrinologista e professora de yoga, Valéria Meira, esclarece o que é o exercício. “Ela prega a união dos opostos, uma ética universal, princípios de saúde física e mental e uma vida de desapego e serviço, não violência, equilíbrio e veracidade”.
A prática é indicada para qualquer idade e pessoa, mas, existem restrições de acordo com a idade. “A restrição é dada pela condição do praticante; a ideia é ir vencendo obstáculos e desafiando limites, melhorando a cada dia. O aprendizado do autodomínio permite que o ‘era impossível’ a princípio se torne natural”.
Os exercícios podem ajudar a preservar regiões cerebrais. “Respiração e meditação modificam o cérebro no sentido de modular seu ritmo, aumentando a capacidade de concentração, memória e percepção. Mas, a longo prazo, a yoga modifica a anatomia cerebral, sua vascularização e sinapses”, esclarece.
Segundo Valéria, a maioria dos alunos procura a yoga devido a problemas de coluna, de ansiedade, depressão e distúrbios do sono. “A prática regular da yoga melhora ou sana todos esses problemas”.

Valéria Peixoto Meira
Endocrinologista
CRM: 106903
Atende na Clinesp e Previna

Benefícios
A yoga trabalha corpo e mente por meio de alongamentos, exercícios de força e equilíbrio, respiração, alimentação saudável e meditação.
Assim, com tudo isso junto, reduz o stress, prolonga a vida, produz contentamento e evita ou controla a maioria das doenças.

Gestantes
A yoga também é recomendada para as mulheres gestantes, que podem e devem praticar.
Mas, devem ter cuidado para não ultrapassar os limites da fisiologia e da anatomia, sempre tendo orientação para trazer benefícios.

Como é uma aula de yoga
Segundo a professora, existem várias modalidades de yoga, desde as mais radicais e performáticas até as mais meditativas e filosóficas.
A aula praticada por Valeria é a Hata Yoga, que explica como funciona. “É a mais tradicional. Ela se baseia mais em permanência do que movimento. A aula começa com aquecimento e alongamento, respiração controlada e consciência corporal, segue com posturas que trabalham o físico e o emocional e termina com relaxamento e técnicas de meditação”.
Emagrecimento
Existem programas de yoga com fins de emagrecimento. “A medicina hindu entende que nem todos serão magros. Portanto, observa-se o tipo psicofísico de cada um e respeita-se o potencial e o limite de cada um. Uns alongam com facilidade, outros têm muita força e resistência, então, tudo depende de múltiplos fatores: tipo e frequência de prática, tipo físico, psíquico e alimentação, por exemplo”.
Mas, de acordo com Valéria, o mais importante é que a yoga ensine que “não somos feitos só de ego, de desejos, medos, ódios e orgulho. Mas, somos feitos de amor. Inclusive, amor por nós mesmos. E isso nos leva a respeito e cuidado, conhecimento e alegria”.