Os benefícios da dança como uma atividade física são bem conhecidos. Muitas pessoas, hoje em dia, querem praticar atividade física mas não estão dispostas a encarar a academia, fazer musculação, caminhar ou correr.
O instrutor de zumba Igor Diego Alonso, afirma que a dança é um excelente exercício físico. “É uma ótima opção para quem não se adapta aos exercícios tradicionais. Os objetivos individuais de cada pessoa vão determinar se a dança poderá ser ou não a única forma de exercício físico. Outra questão importante a ser considerada é a frequência da prática da atividade. Uma pessoa que dança uma vez por semana, por exemplo, é recomendado um complemento de outro exercício físico”.
Além dos benefícios físicos, a dança traz melhorias incríveis para a vida e a saúde mental dos praticantes, melhorando a auto-estima e bloqueios psíquicos como a timidez e a depressão. Enquanto se pratica a dança é possível aumentar o convívio com outras pessoas e até mesmo fazer muitos amigos, além da alegria e diversão garantidas. “Vejo a alegria estampada no rosto dos meus alunos, e isso é muito gratificante! Portanto, a dança é uma ótima forma de extravasar energia, descontrair e animar”, comenta o instrutor de dança.
Para quem nunca praticou dança, o instrutor Igor explica que o ideal é, inicialmente, procurar um local que te faça sentir-se bem e que tenha profissionais da área qualificados, para que a orientação seja correta. “Depois é só deixar a timidez de lado e começar! Não precisa ficar preocupado se não sabe dançar, o importante é iniciar. Esse mundo da dança como prática do exercício físico tem muita diversão”.
A Zumba tem ganhado muito espaço e muitos admiradores do ritmo contagiante. As aulas prometem fazer o aluno queimar calorias e tonificar os músculos, dançando e fazendo movimentos ao ritmo de músicas latinas empolgantes como salsa, merengue, cumbia, reggaeton, cha cha cha, latin pop, samba, reggae, calypso e bachata.
O ritmo foi criado pelo colombiano Alberto Perez, conhecido como Beto, que queria devolver a diversão ao fitness. O professor de aeróbica criou a modalidade por acaso, quando improvisou uma de suas aulas com músicas latinas que tinha no seu carro. Percebendo o sucesso da aula, o profissional passou a adaptar o formato, resultando no que conhecemos hoje como zumba.
O instrutor fala sobre o ritmo que tem feito muito sucesso em suas aulas. “A Zumba, por exemplo, é uma modalidade que mistura a dança com movimentos aeróbicos, ao som de um mix de ritmos contagiantes, fazendo com que o aluno se sinta em uma festa. A coreografia é fácil de aprender, uma vantagem para que o aluno não se sinta intimidado por não saber dançar”.
Segundo Igor, não havendo restrição médica, qualquer pessoa a partir de 12 anos pode praticar Zumba. Sobre o estilo musical, o instrutor diz que a Zumba tem sido uma modalidade que vem crescendo muito, pois é possível em uma mesma aula diversificar os ritmos e isso torna a aula muito versátil e os alunos adoram.
Benefícios da dança para o corpo:
• Melhora da flexibilidade, equilíbrio, condicionamento físico e saúde cardiovascular;
• Auxilia na tonificação corporal por completo;
• Aprimora a coordenação motora;
• Aperfeiçoa a noção de ritmo e percepção de espaço;
• Ajuda na prevenção de doenças articulares (artroses e artrites) e problemas circulatórios, pois ativa a circulação sanguínea, principalmente das pernas, além de proporcionar uma melhora em problemas de postura;
• Dependendo do ritmo e da aula, a dança pode ser um excelente aliado para a perda de peso, já que em uma aula é possível eliminar até 1000 calorias, como na Zumba, por exemplo.