10 Mandamentos: 3º – “Não tomarás o Nome do Senhor teu Deus em vão”

O Terceiro Mandamento está em Êxodo 20:7 – “Não tomarás o Nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o Seu Nome em vão.”
O que significa tomar o Nome de Deus em vão? Significa quebrar a reputação, o caráter e autoridade de Deus.
Quando uma criança nasce, queremos sempre saber com quem se parece, ‘ah tem os olhinhos da mãe, a boca do pai, o nariz da sogra!’ E com Deus, pergunto, será que somos parecidos com Ele? O que nos identifica com nosso Criador?
Em Isaias 43:1-2, está escrito: “Não temas pois Eu o resgatei, Eu o chamei pelo nome, você é meu. Quando você atravessar as águas, Eu estarei com você, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão, quando você andar através do fogo, não se queimará, as chamas não o deixarão em brasas”. Na sequência, Isaias 43: 7 veja: “A todos os que são chamados pelo Meu Nome, e os que criei para Minha glória, os formei, e também os fiz”.
Quando colocamos Deus acima de tudo, temos o privilégio de usar o Seu Nome! E Deus diz: Não tenha medo. Você carrega o Meu nome, você Me pertence.
O apóstolo Paulo escreveu: “Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda família nos céus e na terra toma o nome” Ef 3:14-15.
Mas o que significa tomar o Nome de Deus em vão nos textos acima? Significa dizermos para as pessoas que somos filhos de Deus e temos o privilégio de viver a vida exemplar como filho de Deus. Do contrário, seríamos como adotar uma família, sem realmente pertencer a ela.
Mas, também outras formas de “tomar o nome de Deus em vão” é quando falamos, pronunciamos Seu nome de maneira leviana. Exemplo: numa piada, utilizando expressões mundanas, como “pelo amor de Deus”, “ai meu Jesus”, em muitas vezes dizem “Jesuis”, “juro por Deus”, “Deus me livre”.
Entenda, não é pecado dizer o nome de Deus, desde que seja com respeito em uma oração, em um culto, em adoração, em súplica (mesmo em momentos difíceis, em qualquer lugar) . O errado é dizermos Seu Nome sem objetivo de exaltá-Lo, elevá-Lo adorá-Lo, reverenciá-Lo.
Quantas vezes, assistimos filmes, novelas, conversas, músicas, livros, seriados, em que há zombaria, escárnio (sarro) com o Nome de Deus! Hoje, as pessoas acham engraçado colocar Deus nas conversas banais, as pessoas riem com o Nome de Deus, colocam Seu nome até em palavrões, em blasfêmias. Querem chamar a atenção de pessoas, usando expressões com nome de Deus.

Vejam as maneiras pelas quais tomamos o Nome de Deus em vão:
1) De maneira profana. Ex. Piadas, sarros….
2) Palavras frívolas. Ex. Ai, meu Deus, o que tem no meu sapato… Ai, meu Deus, olhe que trânsito… etc.
3) Promessas em Nome de Deus, e não cumpri-las.
4) Através de intimidação. Ex: Um pai dizendo ao filho: Deus vai te castigar se continuar assim. Outro exemplo: Um pastor dizendo: Deus está me dizendo que se você não der R$ 1.000,00, não tem como receber esta bênção.
5) Através de nosso estilo de vida: Se dizer religioso e dar mau exemplo.

Finalização: Por outro lado, há uma herança, uma bênção para aqueles que temem o Nome Santo de Deus. Veja: “Pois Tu, ó Deus, ouviste os meus votos, deste-me a herança dos que temem o Teu Nome” Sl 61:5.