79 anos de história dos empregos em Cosmópolis: empresas como Usina Ester, Coca-Cola, Hycon e Teka marcaram época

Cidade tem um grande potencial de crescimento, pois está muito bem localizada regionalmente, ao lado de cidades em pleno desenvolvimento econômico e social

Cosmópolis está comemorando seus 79 anos. Parabéns ao município. Desejamos muita prosperidade para nossa cidade.
E entre altos e baixos, o município segue em frente. Cosmópolis, propriamente desenvolveu sua economia na área rural/agrícola, onde a Usina Ester gerou muitas frentes de trabalhos décadas atrás, utilizando mão de obra local, bem como mão de obra externa, possibilitando a vinda de muitas pessoas de outros Estados, formando assim uma cidade com pessoas de diversas partes do País.

Odair Camargo
Coach Especialista em treinamentos e RH,
Headhunter

Cosmópolis é conhecida como cidade dormitório, onde as pessoas saem para trabalhar na região e voltam para dormir. Fato esse que gera insatisfação para uns e alegram outros. Cosmópolis não é um polo gerador de empregos, pois não dispomos de muitas indústrias localizadas na cidade, impulsionando, então, a geração de empreendedores (microempresas) nos mais diversos segmentos, ajudando a aumentar a economia formal e informal do município.
Cosmópolis, então, torna-se uma exportadora de mão de obra para toda a região, com profissionais altamente capacitados e treinados para trabalhos nos mais diversos segmentos do mercado. A cidade de Cosmópolis deveria investir mais na formação de mão de obra especializada, visto que a população da cidade precisa buscar alternativas de recolocação.
Nesses 79 anos, além da Usina Ester, a cidade abrigou empresas de porte, como a Coca-Col, que gerou emprego para muitos moradores de Cosmópolis, onde a média de contratação mensal era superior a 200 pessoas (eu, por uma época, fui o responsável pelo setor de admissão de pessoal).
Outra empresa que marcou época foi a “Hycon“, no ramo têxtil, onde se contratava muitas costureiras e também muitos homens na área de Produção/Embalagem.
Mais uma empresa que movimentou Cosmópolis foi a “TEKA“, localizada na cidade de Artur Nogueira, onde se contratavam muitas pessoas de Cosmópolis, em todas as áreas.
Outras empresas também ajudaram na economia do município, tais como: Extra Expresso Traslado, IRC – Indústrias Reunidas de Cosmópolis, Taurus e outras, onde os moradores não precisavam sair de Cosmópolis para trabalhar.
Cosmópolis sempre viveu em 2 pontos de emprego, sendo a Usina Ester e a Refinaria de Paulínia, ajudando a compor a etnia do povo cosmopolense.
Cosmópolis tem um grande potencial de crescimento, pois está muito bem localizada regionalmente na Região Metropolitana de Campinas, ao lado de cidades em pleno desenvolvimento econômico e social.
Está mais do que na hora de Cosmópolis abrigar grandes empresas, pois tem um povo trabalhador e responsável, uma malha viária de excelente qualidade, falta mais empenho do município na busca por essas empresas. Mais esperanças de desenvolvimento para Cosmópolis e menos promessa.