A Busca

“Venham e vejam”, disse Ele. Eram cerca de quatro horas da tarde quando O acompanharam até o lugar onde Jesus estava hospedado, e passaram o resto do dia com Ele” João 1:35-39

“No dia seguinte, João estava novamente com dois de seus discípulos. Quando viu Jesus passar, olhou para Ele e declarou: “Vejam! É o Cordeiro de Deus!”. Ao ouvirem isso, os dois discípulos de João seguiram Jesus. Jesus olhou em volta e viu que O seguiam. “O que vocês querem?”, perguntou. Eles responderam: “Rabi (que significa ‘Mestre’), onde o senhor está hospedado?”. “Venham e vejam”, disse Ele. Eram cerca de quatro horas da tarde quando O acompanharam até o lugar onde Jesus estava hospedado, e passaram o resto do dia com Ele.”
João 1:35-39

Com frequência, Jesus guiou as pessoas por meio de perguntas que as faziam pensar.

Sua primeira pergunta aos Seus seguidores foi: “O que vocês buscam?”.
O que me chama atenção é que a primeira pergunta de Jesus àqueles que O seguiam não foi acerca de Deus, do pecado, da política ou da história familiar. Na verdade, foi uma pergunta que nos mostra o coração de Jesus. E é também uma pergunta que nos estimula olharmos a nós mesmos.
A pergunta de Jesus nos estimula nesse sentido porque nos leva a fazer um exame quanto ao que, de fato, importa para nós.
Todos buscamos algo. Talvez não haja tragédia maior que uma vida inteira perdida buscando a coisa errada.
Há pessoas que passam a vida inteira buscando algo somente para encontrá-lo, alcançá-lo, comprá-lo, ganhá-lo e, então, percebem que não era isso que elas estavam, na verdade, buscando. Assim, não preenchem o vazio, não sentem que a busca foi concluída e, também, não respondem à pergunta de Jesus.
A maioria de nós busca coisas boas – segurança, conquistas, sucesso, amor, esperança – porém, nem sempre sabemos onde e como encontrá-las.
Jesus sabe que podemos nos distrair com as preocupações do mundo, buscando coisas corretas, porém, nos lugares e de maneiras erradas.
A pergunta de Jesus nos detém o suficiente para medirmos se as atividades das nossas vidas estão alinhadas com o que verdadeiramente importa.
A boa notícia é que a pergunta de Jesus também nos oferece um olhar ao coração Dele mesmo.
Em João 1:35-39, Jesus oferece a estes dois homens uma conversa e um relacionamento. Eles respondem e perguntam a Jesus onde Ele está morando: “Venham”, Jesus lhes diz, “e verão”. Ele poderia ter lhes dado o endereço da casa, por exemplo. Porém, o convite de Jesus mostra que Ele verdadeiramente quer estar com eles. Em uma breve interação, Jesus Se move de uma pergunta que nos convida a explorar nossas vidas e corações até um convite a vir e ver se o que buscamos, no fundo, está Nele.
Que eu e você possamos buscar no nosso coração a pergunta de Cristo sobre o que temos buscado.

Afinal, somente Ele é quem satisfaz todos os nossos desejos e anseios.

Pr. Adriano Vargas
Cosmópolis Central
@cosmopoliscentral