A igreja e sua responsabilidade – o discípulo e a fé, sua qualidade e efeito

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” Hebreus 11.1

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” (Hebreus 11.1).
“Olhando fixamente para o Autor e Consumador da fé: Jesus, o qual, por causa do júbilo que Lhe fora proposto, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-Se à direita do trono de Deus” (Hebreus 12.2).
AS QUALIDADES DA FÉ
Fé para a salvação: – Esta fé é aquela que leva a pessoa a reconhecer os seus pecados e a aceitar o sacrifício de Jesus Cristo em Seu lugar. Ela é o ponto de partida que introduz o crente à vida cristã mediante o novo nascimento. É como a centelha que dá a partida para fazer funcionar o motor de qualquer veículo.
Fé vitoriosa: – Você vai descobrir que, no exercício da vida cristã, a fé varia de intensidade. A Bíblia fala de ‘pouca fé’ (Mateus 6:30), ‘tanta fé’ (Mateus 8:10), ‘fé como um grão de mostarda’ (Mateus 17:20), ‘homem cheio de fé’ (Atos 6:5) e sobre ‘a medida da fé’ (Romanos 12:6). Isto explica porque uns fazem coisas grandes para Deus, enquanto outros vivem uma vida cristã de menor intensidade. Significa que o trabalho de cada um será, também, proporcional ao tamanho de sua fé. Só fará grandes coisas para Deus quem tiver fé abundante e fundamentada nas promessas do Altíssimo.
Dom da fé: – O dom da fé situa-se numa dimensão mais profunda. Trata-se de manifestação sobrenatural para a realização de maravilhas, sendo uma particularidade que o Espírito concede ao crente para aquilo que for útil. Está entre os dons espirituais (1 Coríntios 12:11).
OS EFEITOS DA FÉ
A fé produz salvação: – A fé é a base para a salvação. Portanto, o ponto focal da nossa responsabilidade, como crentes, é pregar o evangelho para que os pecadores sejam tomados pela fé, reconheçam os seus pecados, confessem que Jesus é o Filho de Deus e O aceitem como único e suficiente salvador. Esta é a mensagem que você, como novo crente, deve levar aos seus amigos. Você precisa sentir a mesma ansiedade do apóstolo Paulo, que afirmou: ‘Ai de mim se não pregar o evangelho’. Ou seja, o amor de Cristo deve constrangê-lo a proclamar a palavra para produzir fé nos ouvintes para a salvação.
A fé produz segurança: – Quem está em Cristo passa a viver em segurança, mesmo que as circunstâncias à sua volta sejam adversas. Cabem, neste caso, as palavras do salmista: ‘Pelo que não teremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares; ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem por sua braveza. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não será abalada; Deus a ajudará ao romper da manhã’ (Salmos 46:2 a 5). Isto significa que, pela fé, sempre seremos vitoriosos sobre Satanás. Se alguma circunstância levar você ao encontro do Pai, o inimigo estará vencido para sempre, pois já não poderá intentar nenhum mal contra os salvos.
Portanto, isto quer dizer: se você estiver com Jesus Cristo na terra ou no céu, Satanás será sempre perdedor.
A fé não vê fracasso: – Aquilo que, na visão de muitos, aparenta fracasso, para o verdadeiro crente é um meio de fortalecer a sua fé e passar a depender mais de Jesus. Quando o apóstolo Paulo afirma que se considerava fraco, isto servia para ele entender que sem Jesus Cristo, nada podia fazer. Isto o levou, inclusive, a receber do Senhor o consolo: ‘A Minha graça te basta’. O fracasso eventual, quando olhado por este prisma, é fator de fortalecimento da fé para aprofundar a sua comunhão com Deus.
A fé conduz à vitória: – Para concluir, vale adaptar o texto de um autor desconhecido: ‘Enquanto a dúvida olha para baixo, a fé olha para o alto; enquanto a dúvida vê o perigo, a fé enxerga a segurança; enquanto a dúvida resvala na incredulidade, a fé se abriga no esconderijo do Altíssimo; enquanto a dúvida afunda no desespero, a fé se agiganta na esperança; enquanto a dúvida pergunta quem crê, a fé responde: eu creio’!
Se você quer saber mais, nos procure.

Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana