A importância da revisão preventiva no carro

Mantendo os itens básicos de manutenção em dia, é só cair na estrada e fazer uma viagem tranquila e segura com a família

Adriel Azevedo
Auto Center Azevedos Car
Eletrônica e Mecânica de veículos nacionais e importados, leves e pick-ups
F. 19 3872-4249

Antes de planejar sua viagem ou a até mesmo o uso do véiculo no dia a dia. Não podemos nos esquecer do principal: a segurança, por isso, preparamos algumas dicas importantes sobre a manutenção preventiva dos veículos. Alguns itens são de extrema importância para segurança, pois um pneu careca ou uma falha nos freios pode causar um acidente grave. Então, que tal fazer um check-up no seu veículo antes de pegar a estrada? Veja a seguir quais itens não podem faltar na revisão!

Pneus
Devemos estar muito atentos com a validade e o desgaste dos pneus. Para verificarmos o desgaste, existem alguns relevos na ranhura da borracha chamado de TWI, ele serve para mostrar que o pneu ainda tem ao menos 1,6 cm de espessura. Caso o desgaste chegue nessa medida é necessário trocar os pneus. Outro item que sempre fica esquecido é o estepe, que deve ser calibrado periodicamente junto com os outros pneus do veículo.

Alinhamento e balanceamento
É sempre bom manter o carro alinhado para que o veículo tenha uma boa estabilidade ao dirigir e que os pneus possam desgastar uniformes. Já para evitar vibrações no volante é sempre bom manter o conjunto de rodas e pneus balanceados.

Freios
Com os freios, o cuidado deve ser dobrado. É preciso manter o fluido de freio em dia, pois é ele o responsável por exercer a força hidráulica no sistema e caso ele esteja vencido, ele não resiste a altas temperaturas, o que pode gerar bolhas de ar no sistema e ocasionar ineficiência na frenagem. Não menos importantes são os discos, pastilhas, lonas e tambores de freios, cujo desgaste deve ser verificado regularmente.

Óleo e filtros
Estes itens são bem conhecidos pelos proprietários de veículos. O óleo lubrificante deve seguir rigorosamente a viscosidade e validade recomendada no manual do veículo, e seu nível deve ser verificado frequentemente (em média, a cada mil quilômetros). Já os filtros, se possível, devem ser trocados a cada 10 mil quilômetros para ter uma boa retenção de sujeira. Outro ponto importante a ser dito sobre a troca de óleo é relacionado ao uso severo, ou seja, quando o veículo trafega com frequência em longos congestionamentos ou por trajetos extremamente curtos, por exemplo, os intervalos de revisão caem pela metade.

Sistema elétrico
Geralmente nos esquecemos dos sistemas de iluminação na lista da revisão de férias, porém, o correto é verificar se os faróis e lanternas estão com todas as lâmpadas funcionando corretamente, o que inclui luz alta e baixa, luz de posição, luzes de seta, luz de ré e etc. É válido lembrar que circular com lâmpadas queimadas é considerada uma infração de trânsito e pode gerar multa, por isso é importante sempre verificá-las.
Outro ponto importante é a saúde da bateria do veículo. Com vida útil média de 3 anos, quando necessário, a bateria deve ser substituída considerando a recomendação de amperagem indicada no manual do veículo.
Mantendo estes itens básicos de manutenção em dia, é só cair na estrada e fazer uma viagem tranquila e segura com a família.