A voz de Deus

Uma das maiores alegrias da vida cristã é o privilégio de poder ouvir a voz de Deus. Experimentar Deus falando com você até mesmo em questões pessoais não tem preço. Você pode estar pensando, mas isso não é comum para mim. Infelizmente pode ser verdade, muitas vezes, o prazer dessa experiencia é ofuscado por outras vozes: rotina, vida espiritual superficial, incredulidade, desobediência, entre outras coisas que nos confundem e nos impedem de ouvir a voz mais importante.
Quando deixamos de ouvir Deus, nosso relacionamento com Ele fica prejudicado e nos sentimos frustrados. Mas isso não precisa e não deve ser assim porque Deus deseja falar conosco e de maneira pessoal. Nosso Deus não é um Deus alienado ou distante, Ele sempre evidenciou o desejo de se relacionar e interagir com seus filhos. Falou por meio de Moisés, da lei, de anjos, da natureza, dos profetas, da palavra, entre outros.
Comunicação é um processo que envolve a troca de informações entre dois ou mais interlocutores. Trata-se de uma necessidade primária do ser humano. O processo de comunicação consiste em enviar, receber e interpretar mensagens que geram um entendimento e uma resposta.
A comunicação está presente e é indispensável em todas as formas de relação conhecidas: sociais, pessoais, educacionais, políticas, comerciais, empresariais e nas espirituais.
Deus nos criou com essa capacidade para que pudesse haver um canal para comunhão entre nós e Ele. Por isso, a bíblia fala muito da importância de ouvir a voz de Deus. “Eu asseguro: Quem ouve a Minha palavra e crê Naquele que Me enviou tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida. Eu afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem viverão.” João 5:24-25.
“Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz”. João 8:47. Ele respondeu: “Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e Lhe obedecem”. Lucas 11:28. “Portanto, quem ouve estas Minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha”. Mateus 7:24-25.
Ao lermos atentamente esses textos concluímos que nossa comunicação com o Pai tem como propósito nos orientar sobre Sua vontade, fazer-nos felizes, confirmar que pertencemos a Ele e a estarmos firmes nas provações. Precisamos aprender e crer que Deus continua a falar conosco ainda hoje. No mundo atual, onde nossa vida que já era complexa se tornou ainda mais complicada com todas essas novidades e suas consequências é indispensável e reconfortante saber que Deus sempre tem algo a nos dizer.
Mas será que Deus ainda tem algo mais a nos dizer que já não foi dito de Genesis a Apocalipse? Creia, Ele tem muito a nos dizer e espera que Sua voz seja ouvida. A bíblia nos diz explicitamente que Deus fala ainda hoje de maneira tão poderosa quanto falava nos dias em que ela estava sendo escrita. Quero convidá-lo(a) a exercitar a fé e disciplina para ouvir a voz de Deus de maneira pessoal, contudo, mais que ouvidos atentos é necessário coração reverente.

Pr. Edwil V. Borçatto
Igreja Cristã da Trindade
Rua Campinas, 749
Cosmópolis