Ação Ecológica na Represa Pirapitingui em Comemoração ao Dia Mundial da Água

Ação é promovida pela Prefeitura de Cosmópolis em parceria com os grupos Guardiões da Represa e Guardiões das Águas

Acontece no sábado (23), às 8h, uma ação ecológica na Represa Pirapitingui. A ação é promovida pela Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), em parceria com os grupos Guardiões da Represa e Guardiões das Águas.

O evento comemora o ‘Dia Mundial da Água’, celebrado com as retiradas de resíduos sólidos nas margens da Represa, acessos e matas ciliares.

Guardiões da Represa

O grupo ‘Guardiões da Represa’ é composto por integrantes de Cosmópolis que visam a limpeza e conservação de um dos patrimônios mais valiosos de nossa cidade. Edson Martins, mais conhecido como Lebrão, foi o idealizador do projeto. “O grupo nasceu numa quarta-feira, dia 10 de Março de 2021, com amigos caiaqueiros que tinham por objetivo fazer uma Ação Ecológica com retirada de lixo na represa do Rio Pirapitingui, em Cosmópolis. Além da retirada do lixo, a intenção foi plantar árvore na margem do rio”, explica Lebrão.

O projeto

O trabalho do grupo ‘Guardiões da Represa’ vem desenvolvendo um trabalho diário em prol da represa, limpando e cuidando pelo seu entorno. De acordo com Lebrão, o trabalho vem sendo feito para a preservação do rio. “A ideia surgiu a partir do momento em que eu comprei meu caiaque e poderia começar a realizar este trabalho. É um trabalho 100% voluntário, não recebemos nada por isso. Quando começamos, haviam cinco integrantes, mas, hoje, somos em dois”, conta.