Acupuntura auxilia em reabilitações físicas ou mentais

A Medicina Chinesa não é somente benéfica contra o estresse, para relaxar ou tratar órgãos específicos; através da acupuntura, é possível ajudar pacientes em processo de reabilitação, agindo como um aliado ao tratamento. De acordo com o Acupunturista Rodrigo Amaro Andrade, a acupuntura pode ser benéfica em praticamente todos os tipos de reabilitação pós-traumática ou pós-operatória, como:

• Auxilia na melhor recuperação e no aspecto estético de cicatrizes pós-operatórias;
• Trata inflamações pós-traumáticas ou operatórias;
• Trata sequelas de AVC;
• Melhora o aspecto físico e emocional do paciente;
• Acelera a calcificação de ossos em fraturas;
• Reduz as dores pós-traumáticas e operatórias;
• Ajuda pacientes com câncer, reduzindo os efeitos colaterais causados pelo tratamento;
• Trata dores fantasmas de amputações;
• Reequilibra o fluxo energético do corpo, ajudando o paciente a recuperar a saúde e o bem estar no pós-operatório ou traumático.

As técnicas utilizadas no tratamento, segundo o especialista, variam de acordo com o problema, mas a Acupuntura Auricular, feita na orelha, pode ser usada em todos os casos. “A ventosa e a moxa também são muito benéficas em vários problemas, principalmente, nos traumáticos, auxiliando na analgesia e inflamação. A ventosa, em particular, tem um efeito muito positivo nos traumas internos, como entorses, lesões por esforço repetitivo e dores articulares em geral”, informa. “Esse tratamento consiste em um copo onde é feita uma sucção, causando uma pressão negativa, o que promove uma renovação sanguínea nos tecidos afetados. Essa técnica foi muito observada durante as Olimpíadas do Rio, principalmente, pelos nadadores Americanos”, acrescenta ele.

Técnica da ventosa tem efeito muito positivo nos traumas internos, como lesões e entorses

Técnica da ventosa tem efeito muito positivo nos traumas internos, como lesões e entorses

Os resultados das sessões de acupuntura variam de acordo com os problemas apresentados pelo paciente. “O mais comum é a melhora das dores, mas, o objetivo principal da acupuntura é promover o reequilíbrio energético do paciente, porque, mesmo quando uma pessoa passa por uma cirurgia, na visão da Medicina Chinesa, ela ainda pode não estar curada, e, muitas vezes, essa cirurgia só trata a manifestação da doença e não a sua causa, e com o tempo, o problema pode voltar”, observa o profissional.

Rodrigo Amaro Andrade Acupunturista SATOSP: 1474 GDAE: 00775610747 Contato: 3882-1862/ 9.9709-3948

Rodrigo Amaro Andrade
Acupunturista
SATOSP: 1474
GDAE: 00775610747
Contato: 3882-1862/ 9.9709-3948

No aspecto mental e emocional, Rodrigo afirma que a Acupuntura tem um papel muito importante. “No entendimento oriental, a saúde emocional e física não pode ser vista em separado: uma depende da outra. Se o emocional não estiver bem, o físico adoece, e se o físico estiver doente, o emocional fica desequilibrado. Por isso, é fundamental tratar a mente para um total restabelecimento da sua saúde”, aconselha ele.
O tempo de resposta não é o mesmo para todos os pacientes, “porém, no geral, é possível observar melhora já nas primeiras sessões, independente da gravidade, o que varia mais é a duração do tratamento, quanto mais crônica a doença, mais tempo é necessário para restabelecer a saúde”, esclarece o especialista.

O processo
“Na primeira sessão, é realizada uma anamnese (avaliação), e a partir daí, são traçadas as prioridades, como tratar as manifestações primeiro (dores e inflamações por exemplo), o emocional, a raiz do problema ou se possível e mais aconselhável, tratar os dois juntos”, explica o Acupunturista.