Ágape: Amor com “A” maiúsculo

O que você lembra, qual a primeira coisa que vem à sua mente, quando escrevo a palavra AMOR? Fiz este exercício em alguns grupos comunitários e apareceram as seguintes respostas: 1 Coríntios 13; Ele é Tudo; Deus é amor; Criança; Família; Namoro, noivado, casamento; caridade; Pai-Mãe; Coração; Cruz.
Quando o apóstolo Paulo escreve por carta aos irmãos e irmãs da Comunidade de Filipos, ele expressa ter “saudades” daquela Comunidade (1.8); agradece a Deus por tudo que ele recorda dos crentes de lá (1.3); pela cooperação no Evangelho, desde o começo (1.4) e especialmente por esta comunidade estar cheia dos frutos da justiça. Mesmo assim, o apóstolo ora para que o AMOR AUMENTE. Como é isso? Pode-se aumentar o amor? O amor pode diminuir? O que pode aumentar ou diminuir o amor?
Alguns pensam que a distância física pode fazer isso. Sim, realmente pode. Mas, o verdadeiro amor supera barreiras e quilômetros. Algumas pessoas fazem experiência contrária: quanto mais perto e juntos, o amor diminui. Por isso, acontecem separações conjugais quando uma das partes chega à aposentadoria e a convivência do casal se intensifica e as diferenças se sobressaem.
A base do AMOR QUE AUMENTA está no amor de Deus, que nunca diminui. O amor Dele é tal que Deus deu o Seu único filho por amor ao mundo (João 3.16). A base do AMOR QUE AUMENTA está na fé, no crer, no viver a vida com este Deus.
Em tempos de “Sofrência” e “Sertanejo Universitário”, o uso da palavra amor está muito desgastado. Gosto de resgatar sempre os três tipos de amor que aparecem no Novo Testamento, quando olhamos no original bíblico (grego). Lá aparece o amor “EROS”, ao amor “FILEO” e o amor “ÁGAPE”. Eros lembra “erótico” no português e você já logo sabe a que se refere. “Fileo” ou “filia” lembra filantropia, que tem o sentido de amigo e amiga de… O amor “ÁGAPE”, este sim, é o referido pela mensagem cristã bíblica. Este é o amor que Paulo observou em Filipos e ora a Deus para que AUMENTE.
Os três tipos de amor fazem parte da vida e são criadores de Deus e para uso e deleite humano cada um a seu tempo e lugar. SOMENTE O ÁGAPE gera vida e salvação. Minha oração também é que este AMOR AUMENTE mais e mais e traga os devidos frutos nas relações do “eros” e “fileo” em sua, na nossa vida.
Ágape é amor abnegado. É o amor que faz as pessoas agirem e terem em vista o bem estar das outras pessoas, independente do investimento necessário para isso. Ágape é o amor que se concentra na vontade e não na libido ou nas emoções. Ágape é o amor que se demonstra até às pessoas que nos odeiam.
Tal é o amor de Deus revelado em Cristo. Tal é o amor que rogo que aumente mais e mais entre nós cristãos e cidadãos cosmopolenses. Pois de nada adianta um Deus de amor trancafiado nas 4 paredes das igrejas. Ágape é pra ser vivido no mundo, a exemplo do amor de Deus em Cristo.
Nestes 8 meses que estou residindo em Cosmópolis, percebi que o meu amor por esta cidade, pelas pessoas que aqui estou conhecendo e pelos problemas aqui existentes está aumentando. Conhecimento e percepção que crescem junto com o amor ativo. Junte-se você também aos “agapantes”… “amantes” com “A” maiúsculo!