Andando com Deus

“Eu sou o Caminho e a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por Mim” - João 14:6

Enoque viveu 365 anos, andando em comunhão com Deus até que, um dia, desapareceu, porque Deus o levou para junto de Si. Gênesis 5:23,24

Caso você pergunte a qualquer pessoa, cristã ou não, se ela deseja ir para o céu, a resposta será um sonoro: sim! Mesmo aqueles de “vida torta”, por mais incrédulos, mundanos e distraídos das coisas espirituais que possam ser, se perguntados, responderão que querem ir para o céu. Mas é exatamente aí que reside a questão. A menos que haja uma grande mudança, muitos que desejam o céu nunca chegarão lá. Por quê? Porque não é qualquer tipo de pessoa que vai para o céu e não é de qualquer jeito que chegaremos lá.
Segundo o ensino de Cristo, só entrarão lá os que trilham o santo caminho do Senhor. Veja o que Jesus disse: “Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram” – Mateus 7:13-14.
Em outro evangelho, Ele declara ser o único caminho para Deus. “Eu sou o Caminho e a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por Mim” – João 14:6. Nenhuma alma redimida que já está no paraíso chegou lá por outro caminho. Mas, infelizmente, pertencemos a uma geração que pensa na glória, mas não pensa na cruz; luta pela felicidade, mas não luta pela santidade; quer ser consolado, mas não quer ouvir a verdade; deseja a vitória, mas não gosta do combate; declara seguir a Cristo, porém, sem nenhuma renúncia.
Resumindo, somos a geração que quer o céu, mas rejeita o caminho. A Bíblia nos revela o testemunho de homens e mulheres, como disse, cujas almas já estão na glória e que podem nos ensinar muito pelo estilo de vida que tiveram, pela fé que professaram, pela piedade e fidelidade com que viveram.
Enoque andou com Deus 365 anos. Não um dia, alguns dias, um fim de semana, mas uma vida toda. Já havia corrupção no mundo de Enoque, mas isso não o impediu de honrar a Deus no meio de uma geração perversa e adúltera. Vejo, no seu exemplo, um admirável sinal da graça, pois num mundo decadente e corrompido, um homem fraco e pecador andou com Deus. Muitos não entendem o significado dessa expressão “andar com Deus”. Andar com Deus é um desafio. Andar com Deus é um modo de vida, é uma expressão de comportamento e caráter. Quem anda com Deus manifesta a vida do Senhor em sua própria vida. Quando uma pessoa escolhe andar com Deus, os valores mudam. Você olha para ela e percebe algo diferente. Sua cosmovisão não é mais a mesma. Os planos e propósitos de quem anda com Deus não estão nesse mundo.
“Sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo” – Filipenses 2:15.
No meio deste mundo maligno podemos ter o testemunho de que andamos com Deus e que agradamos a Deus. Se formos fiéis em andar com Deus todos os nossos dias, viveremos na eternidade com Ele.

Pr. Edwil V. Borçatto – Igreja Cristã da Trindade – Rua Campinas, 749
Cosmópolis