Aperte o cinto

É sempre o mesmo frio na barriga, e as orientações da tripulação aumentam minha angústia. Como assim: “Em caso de pouso na água, o assento do seu banco é flutuante?”

Essas importantes recomendações, em geral, são terminadas com a seguinte frase: “Em uma emergência, siga irrestritamente as orientações desta tripulação.” Quando ocorre alguma crise no voo, como turbulência muito forte, despressurização na cabine ou pouso forçado, praticar o que a tripulação orienta pode evitar, inclusive, a perda da vida.

Mesmo em situações corriqueiras, é essencial seguir as regras. Dias atrás, eu soube de uma passageira que, quase no fim do voo, resolveu fazer uma coisa muito perigosa. O avião estava descendo, e ela levantou. O comissário-chefe do voo ordenou fortemente: “Sente-se agora!” Como o comando foi bem enfático, ela obedeceu. Em seguida, o avião pousou com a habitual freada brusca de uma aterrissagem. Com cortesia, o comissário explicou para a passageira que o pouso interromperia a inércia, e que, por conta disso, sem o cinto de segurança, o corpo dela seria lançado metros à frente, causando um grave acidente dentro da aeronave. Não há dúvidas: é preciso seguir sempre todas as regras.

Em nosso voo para o Céu, não é diferente. Cristo é o piloto do avião. Ele mesmo dá as instruções sobre nosso procedimento nessa viagem por meio da Bíblia, que é o imprescindível manual de bordo. Suas leis e orientações não são caprichos para tirar nossa alegria. Ao contrário, as proibições do livro sagrado visam sempre ao nosso bem. Se seguidas, evitam a perda da vida eterna.

Em Caná, Maria disse aos servos uma frase de profundo significado espiritual: “Façam tudo o que Ele [Jesus] disser a vocês.” Embora fosse a mãe do Senhor, ela entendeu que só o que Cristo diz pode resultar em verdadeira alegria e salvação.

Muita gente questiona os mandamentos de Deus. “O que é que tem experimentar? Está todo mundo bebendo!” Ou: “Que mal há em manter relações sexuais ‘seguras’ no namoro? Isso é uma coisa normal…” A regra é clara. Deus disse não. Isso é suficiente.

As orientações da Bíblia têm o propósito de nos proteger das tragédias da vida. Se você segui-las de todo o coração, seu avião vai pousar no aeroporto do Céu. Então, aperte o cinto e voe tranquilo. O piloto Jesus está no comando.