Arte em madeira: o marceneiro Elson conta a sua história e sobre os trabalhos que faz hoje

Nascido e criado na roça em Jaíba, MG, ele fala como aprendeu o ofício de marceneiro e sua trajetória até chegar a Cosmópolis

Elson Gonçalves Dias tem 45 anos e é marceneiro, transformando pedaços de madeira em arte. “Eu nasci na roça, na cidade por nome de Jaíba, em Minas Gerais, e a minha infância foi trabalhar na roça. Como marceneiro, comecei trabalhando em fazendas, fazia curral, cancela, embarcador, carroceria de trator e caminhão, e assim, nas serrarias, aprendi o ofício. Passei um bom tempo alternando entre trabalhos de marceneiro e lidando com gado, até que resolvi vir para São Paulo, trabalhar como caseiro. Fiquei trabalhando como caseiro por três anos e oito meses. Quando fui dispensado, para não voltar para Minas, decidi ficar aqui na cidade. Ao chegar a Cosmópolis, eu não tinha nenhum emprego, fui morar de aluguel e fazia serviços de jardinagem e pedreiro. Fiquei dois anos nessa luta, mas, a renda era pouca.
Passados esse dois anos, eu me mudei para essa casa, aqui na Rua Moacir do Amaral, número 392. Aqui continuei os serviços de jardinagem, até que, um belo dia, deitado em minha cama, eu estava sonhando que estava fazendo móveis, lembrando de todas aquelas coisas que eu fazia lá atrás. Então, pensei em começar fazer móveis aqui, mas, eu não tinha todas as ferramentas necessárias como eu tinha na minha cidade em Minas. Mesmo assim, comecei aos poucos, aqui na minha casa. De início, fazia banquetas, cadeiras, bancos, a maioria usando madeira de pallet. Aos poucos, fui lutando, correndo atrás e comprando algumas ferramentas. Hoje, tenho algumas ferramentas, mas ainda não são todas e nem são tão adequadas. Agora, eu trabalho com madeiras como cedro, eucalipto e pallets, mas, quando estava em Minas, utilizava muita madeira nobre, pois, eram nativas e abundantes lá; já aqui é muito difícil de encontrá-las.
A minha arte em madeira é bem ampla, eu faço de tudo. Se encontrar a madeira certa, faço de tudo, porque não é com qualquer madeira que se faz um móvel, cada móvel tem sua madeira. Como aqui eu não tenho madeira para fazer uma cama, um guarda-roupas, uma cristaleira, ou até mesmo um carro de boi, eu trabalho mais com os básicos, como cadeira, banco, tamborete, mesa, caixa para ferramenta, caminhõezinhos e tratores de brinquedo, floreiras, cachepôs, etc.”
Encomendas
“O meu contato para encomendas é (19) 98900-3913. Quem quiser vir conhecer minha oficina e produtos que tenho a pronta entrega, é só vir na Rua Doutor Moacir do Amaral, 392, Bairro Bela Vista I. Para todos aqueles que tiverem interesse, podem entrar em contato por meio do meu WhatsApp e fazer a encomenda. Também faço trabalhos personalizados sob medida”.