Capacitação é a melhor saída em época de crise

A procura por emprego tem se tornado o mesmo objetivo de muitas pessoas nessa época de crise e muitas demissões. Por esse motivo, é importante que o trabalhador tenha capacitação suficiente para, em breve, conquistar um novo emprego ou partir para outra área profissional, mas, para isso, é importante ter estudo e capacitação.

Cloudeslei Perucci, mais conhecido como “Lelei”, é diretor da Escola Municipal de Ensino Profissionalizante (EMEP) Milton Frungillo e confirma que a preocupação das pessoas realmente motivou uma procura muito maior por cursos profissionalizantes e de capacitação profissional. “A procura aumentou bastante. Para se ter uma ideia, no ano passado, conversamos com as pessoas que vinham fazer as matrículas para os cursos e a cada dez alunos que estiveram aqui na escola realizando a matrícula, sete queriam se preparar para o mercado de trabalho e três para o mercado de negócios”, confirma.

O Mercado de Negócios é um curso recém implantado na EMEP e que auxilia os alunos na construção de pequenos negócios.

Ainda segundo o diretor, nas matrículas deste semestre, metade dos alunos matriculados pretendia se capacitar para o mercado de trabalho e a outra metade para o mercado de negócios, representando um significativo aumento.
Lelei afirma que “houve um aumento de aproximadamente 50% a mais na procura de cursos aqui na escola. Nós sabemos que o mercado de empregos está ficando reduzido. Notícias comprovam que foram reduzidos aproximadamente 111 mil postos de trabalho somente no mês de junho no Brasil inteiro e esse é um número bem preocupante, ou seja, a tendência é procurar uma profissionalização e uma especialização”, salienta o diretor.
Com essa crescente de pessoas desempregadas é possível notar que o mercado ficará cada vez mais competitivo, uma vez que, em tantas pessoas precisando de trabalho, as mais qualificadas sairão na frente e terão vantagem na hora de conquistar um novo emprego.

No caso da EMEP de Cosmópolis, os alunos destaques já são alvo de procura pelos empresários. “Todos estão preocupados e hoje o mercado realmente vai contratar aquele que tem uma qualificação um pouco melhor. Existem empresários ligando, pedindo os alunos destaques da escola. E aqui, o aluno destaque não é avaliado somente pela nota, mas também pelo que o empresário busca em um profissional apto ao trabalho, que são postura, bom desempenho em equipe, motivação, harmonia, entre outras características importantes corporativamente”, destaca Lelei.

Existe um curso disponível na Milton Frungillo, que se chama Cuidador de Idoso, que é uma área de trabalho que está em alta. “A procura por esse tipo de profissional é muito grande e diariamente essas pessoas recebem propostas”, finaliza Lelei.

O curso teve duração de 160 horas e teve a primeira turma de formandos neste mês. Com os recém-diplomados, muitos ex-alunos estão prontos para o mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo.

Lelei Perucci, diretor da EMEP Milton Frungillo

Lelei Perucci,
diretor da EMEP Milton Frungillo