Causas Sociais e Causos

“A primeira vacina contra a poliomielite foi a vacina inativada contra pólio. Ela foi desenvolvida por Jonas Salk e entrou em uso em 1955. A vacina oral contra a poliomielite foi desenvolvida por Albert Sabin e entrou em uso comercial em 1961”. Mesmo com tantos anos após a primeira aplicação e com resultados realmente seguros, muitos pais questionam a ação de uma vacina tão importante para manter a saúde dos filhos.
A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite não atingiu a sua meta no ano de 2022. Vacinas como a contra sarampo, meningite e outras também não atingiram a proposta do Ministério da Saúde.
A volta de doenças que estavam controladas ou praticamente erradicadas é inaceitável. O mais intrigante é que houve uma corrida e uma cobrança para aplicação da vacina contra Covid, uma vacina nova, sem grandes testes, mas que a maioria fez questão de tomar.
Parece um contrassenso que a opção por vacinas novas seja bem-vinda e vacinas que são aplicadas há mais de sessenta anos sejam terrivelmente negadas ou questionadas. Definitivamente, eu não pretendo entender as pessoas!

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC- CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br