Causas Sociais e Causos

O aumento pela busca de terapia foi crescente durante a pandemia, chegando a 600 por cento a busca on-line, segundo o próprio site de buscas. Em contrapartida, muitas pessoas deixaram de procurar ajuda psicológica ou, quando o fazem, mantêm em sigilo os cuidados que realizam em relação à sua saúde mental, como consultas com psiquiatra, atendimento psicológico e uso de medicações psicotrópicas, por exemplo, por temerem ser estigmatizadas.
Aceitar que não está bem e precisa de ajuda profissional é um caminho para melhorar a qualidade de vida. Assim como procuramos um médico quando existe um problema físico, devemos procurar um especialista quando o problema é emocional. A negação de tal necessidade não resolve o problema, aceitação e enfrentamento fazem parte do tratamento e possivelmente da melhora ou da cura.
Com todas as provações e dificuldades externas que vivenciamos, é imperativo que se busque soluções para amenizar a angústia, os medos e a ansiedade. Reconhecer que existe um problema é o primeiro passo para solução. Confie nos profissionais e busque o melhor, não se importe com o que os outros pensem ou falem sobre recorrer às terapias. Cuidar do emocional traz benefícios ao físico.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC- CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br