Compartilhar trabalho, amizade e proximidade com o pai é uma dádiva e agrega muito à vida

“É uma inspiração pelo esforço e dedicação dele por tudo e também pelo amor de pai que ele tem por nós, seus filhos”

Em algumas famílias, os ensinamentos de pai para filho se tornam também profissionais. Não basta torcer pelo mesmo time, gostar da mesma banda ou série de televisão, muitas pessoas acabam herdando dos pais o gosto pela mesma profissão. Muriel Carlos Santiago Parra (19), Carlos Santiago Parra Junior (23), e Carlos Santiago Parra (50) compartilham a rotina no trabalho. Muriel e Carlos Junior relatam como é a dinâmica entre eles.

Com a rotina compartilhada, Muriel, Carlos Junior e Carlos tendem a ficar ainda mais próximos. Eles explicam um pouco desta intimidade e também sobre o dia a dia ao lado do pai. “A nossa proximidade é algo que nós valorizamos muito, pois conseguimos nos entender; nossas ideias ficam parecidas e ficamos cada vez mais próximos. Mesmo sendo pai e filhos, temos a relação comercial no trabalho, sempre conversamos sobre as melhores estratégias para nosso comércio. Isso começa no café da manhã, a gente organiza o almoço juntos e ficamos juntos no atendimento na loja também”, contam Muriel e Carlos Junior.

Dádiva
Para os filhos, compartilhar de uma amizade e proximidade com o pai é uma dádiva e agrega muito à vida. “A nossa amizade é algo que não só temos por ele ser nosso pai, e sim, também porque ele é uma pessoa que sempre esteve conosco todas as vezes que precisamos, nunca nos deixou faltar nada. Ele nos ensinou, desde pequeno, que se quisermos algo, temos que trabalhar e nos esforçar para conseguir; nunca nos deixar levar pelos caminhos errados. Quando passamos por alguma fase ruim, ele sempre nos ajudou e nos incentivou para nunca desistir dos nossos objetivos e sempre fez com que superássemos as fases ruins. Ele é mais que um amigo, é nosso herói. A nossa proximidade é algo que valorizamos muito, pois nós conseguimos nos entender, nossas ideias ficam parecidas e estamos cada vez mais próximos”, explicam Muriel e Carlos Junior.

Nossa caminhada comercial
O início desta caminhada comercial entre pai e filhos começou ainda cedo. “Meu pai tinha uma papelaria em Artur Nogueira. Desde pequenos, acompanhamos o trabalho dos nossos pais de perto. Depois, nos mudamos para Cosmópolis, ele vendeu a loja, comprou um caminhão e começou a fazer viagens com a minha mãe. Porém, foi ficando muito cansativo aquele trabalho para os dois.
Então, ele decidiu abrir um comércio aqui em Cosmópolis, para mim e meu irmão durante a nossa adolescência ou até decidirmos seguir a nossa vida fazendo outras coisas. O comércio tem até um nome engraçado, pois é Mastercell, que, no português, é ‘Mestrecell. Eu e meu irmão colocamos esse nome em inspiração ao nosso pai porque, na época, nós o apelidávamos de mestre. Para nós, ele é um mestre mesmo, nos ensinando as coisas e os fundamentos para termos a melhor educação e sabedoria possível.
No começo, esse comércio era pouco movimentado. Minha mãe e meu irmão ficavam no comércio e eu acabei indo com meu pai para trabalhar no caminhão, fazendo entregas. Eu estudava e só podia fazer as entregas com ele alguns dias da semana.
Em 2020, tivemos a pandemia da COVID-19 e isso atrapalhou meus estudos porque só era a distância e também atrapalhou o trabalho do meu pai, porque as entregas que ele fazia já não estavam tendo muito mais. Ele conseguiu arrumar um serviço de coletas nos comércios que vendiam no Mercado Livre e eu acabei entrando de ajudante dele. Um rapaz acabou dando a dica para nós implantarmos um ponto de coleta do Mercado Livre. Fizemos contato e deu certo a instalação em nosso comércio.
Hoje, somos conhecidos como agência Mercado Livre Mastercell. Quando acabou a pandemia, retornei aos meus estudos em tempo integral e presencial no ano de 2022. No ano seguinte, voltei a trabalhar na loja e meu pai trabalha uns dois dias na semana com o caminhão e o resto da semana fica na loja, trabalhando comigo, meu irmão e minha mãe. Trabalhamos juntos fazendo coletas do Mercado Livre de vendedores, devoluções e também temos a opção da pessoa selecionar, na página do aplicativo, a entrega na agência Mercado Livre e retirada depois”, relata Muriel.

Nosso herói
Muriel e Carlos ainda se emocionam ao falarem da importância de Carlos em suas vidas. “Queremos dizer que ele é nosso herói hoje e sempre vai ser. É uma inspiração pra nós pelo esforço e dedicação dele por tudo e também pelo amor de pai que ele tem por nós, seus filhos, e também com o seu trabalho. Pra ele, não tem trabalho difícil ou algo que seja difícil, que você não consiga conquistar. Ele ensinou para nós uma lição: ‘nunca desista de conquistar algo que você queira muito, mas, para conseguir isso, você vai ter que batalhar muito’”, concluem.