Conheça mais sobre a paixão por coletes na moda feminina

Uma das tendências que vai continuar como hit nesta temporada é o estilo boho chic. A década de 1970 tem continuado a influenciar muitas coleções e editoriais e esse estilo parece que veio pra ficar.

O boho é bem característico de um estilo confortável e fashion, bastante presente nos festivais de música, que têm como inspiração o hippie e o folk. As peças que guiam este estilo são os croppeds, calças flare, jardineiras, franjas, saias, vestidos longos, renda, crochê, cintura alta e o colete tem aparecido com frequência.

Hoje, falaremos sobre os coletes, em especial o colete de franjas, que é um exemplo que tem aparecido muito. Pode favorecer todo look, deixando-o ainda mais fashion e cheio de estilo.

Muitos desfiles internacionais deixaram explícito que os coletes aparecem como elemento forte, sejam eles de alfaiataria, em modelagens retas e linhas simples, elegantes e sofisticados ou alongados e podem ser usados sobre calças e saias, vestidos e shorts, compondo looks marcantes.

Por Mariana Arruda Simoni, Mestre em Design. Designer e produtora de moda

Por Mariana Arruda Simoni,
Mestre em Design.
Designer e produtora de moda

Os coletes podem levantar um look e, associados às franjas, trazem movimento, leveza e muito estilo à produção. Sem falar na sua versatilidade, de ser uma peça que pode ser usada no verão e no inverno, de dia e de noite. Claro que depende muito das combinações que você fará e do colete que escolherá.

Escolhido o seu modelo preferido, agora, seguem algumas dicas para ajudar na hora de escolher como montar seu look:
Para um look mais clean, leve e romântico: aposte nos coletes de cores claras e mais abertos. Fazer combinações de cores frescas e claras como beges, branco, azul ou verde claro, por exemplo. Misture com saias ou shorts na parte de baixo.

Como combinar: fazer combinações com o colete não é muito difícil, mas, para deixar o look atual, use com peças estampadas, criando textura. Pode ser o colete em cima de um vestido, com blusa e saia longa ou ainda buscando um look mais masculino, com calça ou short de alfaiataria e camisa estampada.

Para aquelas que têm mais quadril e menos busto, o melhor modelo é o colete mais estreito, com o decote mais aberto.

Para quem tem mais busto e menos quadril, a dica é usar com os de alça mais larga.
Para as baixinhas, o ideal é usar coletes com decotes menos profundos. Já as mais altas ficam melhores com aqueles de decotes profundos.

As mulheres plus size com mais quadril e menos busto podem usar mais variedades de colete, como os estampados.
As que querem disfarçar muito busto, a dica é buscar os tons mais fechados e discretos.
O comprimento do colete depende da altura da mulher, mulheres baixas não devem investir em modelos compridos demais.

Vale lembrar que modelos que terminam na altura da virilha, modelos longos, dão a impressão de que seu tronco é bem maior do que as pernas. Nesses casos, opte em deixar o colete aberto, mostrando seu vestidinho, shortinho ou saia de cintura alta.

Se você pretende alongar seu look, a dica é investir em vestidinhos quase da mesma altura do maxi colete, o truque funciona! Vale lembrar que acessórios, como os cintos, só funcionam com coletes de tecidos leves, nunca opte por cinto quando as peças possuírem tecidos mais firmes.

Lembrando que a peça é super versátil, combina com todas as mulheres, para todas ocasiões e agora estações! Invista no colete abusando na criatividade, personalidade e adapte-o ao seu estilo e use o que você se sentir bem e confortável. O legal da moda é compor looks diferentes.