Cosmopolense é aprovada em três universidades públicas

Maria Eduarda conquistou uma vaga no curso de Engenharia de Alimentos na USP, UNICAMP e UNESP

Entre as universidades, Maria Eduarda decidiu que vai estudar na UNICAMP

A estudante cosmopolense Maria Eduarda Cazella Bortolosso, de dezoito anos, foi aprovada em três universidades públicas do estado de São Paulo: UNICAMP, USP e UNESP, no curso de Engenharia de Alimentos, em período integral.

Conquista
A primeira boa notícia foi a aprovação no vestibular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde ficou em 55º lugar. Em seguida, foi divulgado o resultado da Universidade de São Paulo (USP), uma das principais instituições de ensino superior do país e dona do vestibular mais disputado do estado de São Paulo, onde a estudante ficou em 9° lugar. Além destas duas universidades, o maior destaque foi ela ter sido aprovada em primeiro lugar na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Todas as colocações se referem à 1ª lista de convocados.

Dedicação
De acordo com Maria Eduarda, foram quatro anos prestando os vestibulares. “Essa conquista foi realizada a partir de muita dedicação e esforço: presto vestibular há 4 anos, sendo 2 deles como treineira e 2 oficialmente”.
A estudante conta que, desde o ensino médio, tinha o sonho de estudar em uma universidade pública. “Meu sonho era fazer Arquitetura em alguma instituição pública, porém, mesmo me dedicando muito e estudando mais do que eu era capaz, não tive um preparo que me apoiasse em 100%, então, não consegui ser aprovada de primeira”, explica a estudante. No ano passado, com o apoio da família, Maria Eduarda começou a fazer um cursinho pré-vestibular em Campinas. “Foi ótimo para mim como estudante e ser humano: passei a ser mais independente e voltei a ter confiança na minha inteligência, além de ter conhecido pessoas incríveis que passavam pela mesma situação que eu. Apesar das coisas boas, ter que viajar para outra cidade todos os dias não foi fácil e também me causou muito estresse”, conta.
Depois de alguns meses no cursinho, a estudante conta que decidiu mudar o curso que prestaria. “Depois de fazer uma pesquisa, descobri que me identificava muito com Engenharia de Alimentos. A partir desse momento, procurei saber mais sobre o curso e a área de trabalho e percebi que gostaria mais de cursar esta modalidade do que Arquitetura; sendo assim, mudei. Mesmo com a mudança do curso, ainda estudava muito todos os dias e continuava me cobrando de uma forma exagerada, mas, não deixava de ter lazer e aproveitar momentos com minha família, amigos e namorado”.
Após algumas provas, a estudante foi sentindo-se mais confiante, até que finalmente saíram os resultados. “No dia 26 de janeiro deste ano, descobri que fui aprovada na UNICAMP, a universidade que sempre foi meu sonho! Foi tanta felicidade e alívio que as primeiras coisas que fiz foram chorar e perguntar se realmente era verdade: eu, de fato, consegui e todo o meu esforço valeu a pena; ficava mostrando para meus pais e meu namorado a toda hora meu nome na lista, sendo esse um dos dias mais felizes da minha vida”, afirma.
Após o primeiro resultado, a estudante não poderia estar mais feliz. Ao receber os resultados da USP e UNESP, Maria Eduarda não estava acreditando. “Quando eu vi minha classificação na UNESP, demorou um tempo para minha ficha cair de que aquilo era real, fiquei olhando para os números para ver se realmente tinha visto 01 ou se era 10. Como vi que passei em primeiro mesmo, corri ligar para minha mãe para contar para ela e comemorar”, desabafa.

A estudante ainda frisa a importância de conciliar os estudos com a vida social, para aguentar um ano de preparo para o vestibular. “Para quem vai prestar vestibular este ano: nunca ultrapasse seu máximo de estudo, isso só trará consequências ruins. Além disso, ter boas noites de sono e vida social são essenciais para ficar bem psicologicamente”, conclui.
Entre as três universidades, Maria Eduarda decidiu que vai estudar na UNICAMP e realizar seu sonho.