Cosmopolense leva amor e recomeço por meio da fisioterapia

Noellen e Marcelo são responsáveis por um projeto que ajuda a comunidade

Noellen Capraro, fisioterapeuta pós-graduada em Cardiorrespiratória e Oncologia, foi idealizadora de um projeto em que cuida de pacientes que precisam de cuidados redobrados. Casada com Marcelo Capraro, seu parceiro de vida e de projeto, eles se dedicam ao projeto pelo qual conseguem ajudar a comunidade.

Inspirada pela população de rua
Noellen encontrou sua vocação na fisioterapia ao perceber as necessidades particulares da população de rua. Sua especialização em Cardiorrespiratória não foi apenas uma escolha acadêmica, mas uma resposta à sua inspiração em agregar cuidados de saúde à reabilitação social desses indivíduos muitas vezes marginalizados.

15 anos de comprometimento
O trabalho com moradores de rua começou há aproximadamente 15 anos. O foco inicial era não apenas suprir as necessidades básicas, como evangelizar, alimentar e vestir, mas também buscar a internação para reabilitação. Noellen compartilha que, ao longo dos anos, experimentou resultados positivos e frustrantes, mas essa dualidade faz parte do desafio. “Foram experiências marcantes, impossíveis de esquecer. Me sinto realizada por ter encontrado minha vocação”, conta.
A pandemia trouxe um desafio ainda maior para Noellen, com a perda de seu irmão para a COVID-19. Em um momento de profundo luto, ela considerou desistir de tudo. No entanto, o amor que sentia em seu coração, alimentado por sua fé, superou a tristeza. Noellen concluiu a faculdade de Fisioterapia e seu trabalho de conclusão de curso foi dedicado à reabilitação pulmonar de moradores de rua, concentrando-se na recuperação de usuários de crack. Esse projeto está prestes a ser lançado no início de 2024. “O principal objetivo é levar o amor e o recomeço através das minhas mãos e proporcionar, a quem precisa, uma qualidade de vida melhor e mais dignidade”.

Ampliando o alcance para famílias carentes
Desde o início de 2022, Noellen estendeu sua atuação para atender famílias carentes que enfrentam dificuldades em buscar atendimento fisioterapêutico. Seu trabalho abrange desde reabilitação de problemas crônicos até cuidados pós-operatórios e paliativos, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida e mais dignidade aos beneficiários.
O principal objetivo do trabalho da fisioterapeuta é levar amor e recomeço através da sua profissão. O critério de seleção é claro: atender pessoas que realmente não têm recursos, autorizado pelo Conselho de Fisioterapia. O projeto, já conhecido na cidade, recebe solicitações através de conhecidos e redes sociais.

Ação natalina de solidariedade
Durante o período natalino, Noellen e Marcelo não se limitam apenas aos cuidados de saúde. Eles distribuem roupas, calçados, cestas básicas e oferecem atenção primária, fornecendo orientações e esclarecendo dúvidas para a comunidade mais carente. Apesar de terem apenas alguns colaboradores, Noellen e Marcelo continuam sua missão com determinação. Os valores recebidos são utilizados para comprar insumos e suprir necessidades essenciais das famílias.