Culinária na praça: Hot Dog do Dadá é o cachorro quente mais antigo da cidade

Passando gerações, atualmente o negócio da família está sob a liderança da filha e do genro

Edson Aparecido da Silva, de 65 anos, é conhecido na cidade como “Dadá”. Em 1981, o comerciante decidiu ampliar suas experiências no comércio e inaugurou o Hot Dog do Dadá.
Dadá nasceu em Cosmópolis em 1957. De acordo com ele, nunca saiu da cidade. Ao longo da vida, o comerciante abriu outros comércios. “Fui proprietário da antiga casa noturna Edens. Contudo, minha realização profissional só veio com meu carrinho de cachorro quente”.
Em uma visita a cidade de Campinas, o cosmopolense percebeu outras formas de comércio. Campineiros vendiam salgados e doces em pequenos carros. Foi então que Edson teve a ideia de trazer essa realidade para a cidade de Cosmópolis.

Para a nova geração
Em 2018, Dadá tirou um tempo para si e o estabelecimento foi passado para a filha Natália Fernanda da Silva Leme e o genro Diego Leme. Atualmente, Diego é responsável pela barraca e conta com a ajuda de dois funcionários; Natália, trabalha no preparo dos alimentos. Para Diego, a oportunidade de fazer parte do negócio é incrível. “O estabelecimento é bem antigo e tradicional aqui na cidade, são mais de três décadas de atendimento ao público cosmopolense. Atendemos mais de quatro gerações de uma mesma família: pais, filhos e até netos”.
Diego conta que, ao longo dos quarenta anos de comércio, a pandemia foi um divisor de águas, diferente de tudo que já haviam passado; o comércio tradicional precisou se adaptar.“Foi um momento muito delicado. Assim como toda mudança, ficamos perdidos no começo, mas nos adaptamos e focamos no delivery, precisávamos sobreviver”, explica.
O contato diário com o público garante momentos de conversa e lembranças. “Atendemos muitos clientes que contam histórias sobre a Praça da Matriz e trazem lembranças com o cachorro quente… É um momento gostoso, em que podemos ouvir histórias de mais de trinta anos atrás e relembrar do início, de onde meu sogro começou”, conclui Diego.