De acordo com a Prefeitura, há 23 casos suspeitos em Cosmópolis

Número se refere ao balanço feito até às 19h de quinta, 19/03

“O esforço para evitar a proliferação do coronavírus é =de todos nós. Ele é altamente contagioso e não faz distinção entre cor, idade, ideologia, time…”

Na tarde de quinta-feira, 19 de março, Marco Antonio, administrador da Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis, afirmou que até o momento (às 15 horas), a instituição tinha 11 casos suspeitos notificados para a Vigilância Sanitária do município para acompanhamento.
De acordo com Marco Antonio, os que possuem esses sintomas, são orientados pela Santa Casa a ficarem em casa até o resultado dos exames. “A coleta do exame é enviada para o Instituto Adolfo Lutz, em Campinas, o que demora de 7 a oito dias para resultado. É realizada a coleta do suor da pessoa, ou do líquido da boca, e deixa colonizando isso por oito dias para ver a situação. Existem métodos mais rápidos, porém, em laboratórios particulares. Nós temos disponível, neste momento, somente o Adolfo Lutz, que está com uma demanda muito grande”.
Neste momento, dos onze casos suspeitos, nenhum permanece internado ou em observação no Hospital de Cosmópolis, que também alegou que as visitas aos demais internados estão suspensas. “Para evitar contato com pacientes e corredores do hospital, neste momento, todo cuidado é necessário. Somente os parentes de pacientes de UTI são recepcionados pelo médico em uma sala específica, para obterem informações do paciente, contudo, o contato pessoal está suspenso em todos os leitos”, afirmou.
O primeiro diagnóstico oficial ainda deve sair nesta semana. Enquanto isso, os casos suspeitos estão sendo acompanhados pela equipe de Saúde da Prefeitura Municipal de Cosmópolis através da Vigilância Sanitária e Epidemiológica.

Comitê de Prevenção ao Coronavírus
Em contato com integrantes do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus da Prefeitura de Cosmópolis, Silvio Luiz Baccarin e a vereadora Eliane Lacerda, os mesmos disponibilizaram as seguintes informações, que, posteriormente, foram divulgadas através de um vídeo boletim narrado pelo Chefe do Executivo, prefeito José Pivatto (às 17h20min, de 19/03).
“São 17 casos suspeitos do Coronavírus sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica de nossa cidade. Nenhum caso confirmado ainda. Dentre os 17 casos suspeitos, há um paciente que estava em tratamento de câncer terminal e veio a óbito. Foi colhido o exame para saber se, além do câncer, o óbito pode ter ocorrido em decorrência do coronavírus. Portanto, o momento é de muito cuidado e atenção, principalmente, aos mais vulneráveis. Pensando nisto, adotamos diversas medidas de prevenção. Criamos o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, coordenado pelo vice-prefeito Baccarin e com representantes de diversas secretarias municipais e lideranças de nossa cidade, como a Câmara Municipal e a Santa Casa de Misericórdia. Suspendemos as aulas na rede municipal e as atividades nas creches. A partir da próxima segunda-feira, 23, suspenderemos todas as aulas. Suspendemos, ainda, os eventos culturais, esportivos, as atividades da 3ª idade e nos prédios públicos da cidade.
Conversamos com lideranças religiosas da nossa cidade para coordenar ações em conjunto. Outras ações estão sendo estruturadas e recuperadas pela nossa Comissão e serão devidamente comunicadas.
Sobre as feiras livres, estão suspensas. Estamos conversando com alguns feirantes para haver apenas aos sábados com espaçamento maior entre as barracas e somente com feirantes de Cosmópolis. A medida também é evitar o desabastecimento. Nossas medidas são diárias.
Caso ocorra o agravamento da crise, essa feira do próximo sábado também pode ser suspensa. A recomendação é que vá à feira somente um integrante de cada família para evitar aglomerações. O esforço para evitar a proliferação do coronavírus é de todos nós. Ele é altamente contagioso e não faz distinção entre cor, idade, ideologia, time ou religião”, afirmou Pivatto.
Na sequência, Valeria Almeida, atual Secretária de Saúde também orienta. “Para evitar que o coronavírus se espalhe, a colaboração e solidariedade de todos são fundamentais. Evite aglomerações e não saia de casa sem necessidade. Lave as mãos com água e sabão e mantenha o ambiente doméstico bem higienizado. Não vá às unidades de saúde sem necessidade. Se houver sintomas como febre alta e dificuldade para respirar, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa”, finalizou.

Cidade soma 23 casos
Às 19 horas de quinta-feira, 19, os casos alcançaram a marca de 25 suspeitos, sendo que dois já haviam sido descartados, caindo para 23. Segundo Baccarin, “os números estão crescendo geometricamente”. Acompanhe no site www.tvjaguari.com.br atualizações no decorrer desta semana.