De Cosmópolis para o mundo, Marcus Viana está aprimorando estudos em Orlando, na Flórida, EUA

Ele já viajou em turnê com o cantor sertanejo Daniel por todo o Brasil, América Latina e Europa, com duração de dois anos; e também participou do Quadro Dança dos Famosos

Marcus Vinicius Viana é dançarino e bacharel em Educação Física.

O cosmopolense Marcus Vinicius Viana é dançarino e bacharel em Educação Física. Ele conta um pouco de como entrou no mundo da dança e os desafios que enfrentou. De início, ele diz que se interessou pela dança após o fim do Ensino Médio, quando fez sua viagem de formatura a Porto Seguro, na Bahia. De acordo com ele, a dança foi essencial na sua jornada de autoconhecimento, principalmente, após se encantar com o axé local.

O início
“Eu comecei minha história na dança após a viagem de formatura do Ensino Médio, quando fui apresentado ao Axé. A dança entrou em minha vida como uma forma de ajudar a superar minha timidez. Após a viagem, comecei a ensinar dança para amigos, o que me levou a descobrir minha paixão por educação física e dança. Foi a partir disso que decidi seguir carreira nessa área e me dedicar ao ensino da dança e à promoção de um estilo de vida saudável através da educação física”, explica.

Dificuldades
Assim como a maioria dos artistas brasileiros, Marcus comenta que uma das maiores dificuldades encontradas em sua carreira de dançarino foi a falta de valorização da cultura em nosso país, incluindo a dança.
Além do seu trabalho com a dança, Marcus também já atuou como professor de educação física. “Eu sou de classe média, sempre trabalhei com dança e educação física, mas a dança era um complemento”, diz. Devido à citada falta de valorização da dança no Brasil, Marcus morou por 6 anos fora do país para viver seu sonho.

Habilidade
Para o dançarino, o interesse surgiu de uma forma diferente. “Meu interesse pela dança surgiu de forma espiritual, pois acredito que aqueles que já nasceram artistas sempre carregam essa habilidade dentro de si. Para mim, foi como se eu tivesse despertado algo que estava adormecido dentro de mim. Por isso, costumo dizer para as pessoas que têm o desejo de se tornar artistas que o interesse vem naturalmente, basta acreditar em si mesmo e estar aberto para despertá-lo dessa habilidade interior”, conta.

Axé
Inserido no mundo do Axé, Marcus decidiu fazer seu primeiro teste para a Rede Globo. “Nunca imaginei que a dança seria tão importante para mim. Foi a frustração de ter falhado em uma audição teste para dançar na Rede Globo que me despertou para o potencial da dança em minha vida.
Na época, eu só dançava axé e não tinha conhecimento de outras danças. Achava que, por causa do axé, passar no teste seria fácil, mas fui rejeitado. A partir dessa experiência, decidi estudar profundamente a dança e torná-la minha profissão. A dança me trouxe mais confiança e abriu portas para novas oportunidades na minha vida”.

Marcus e sua parceira Maria Joana no quadro Dança dos Famosos

Trabalhos internacionais e ‘Dança dos Famosos’
O bailarino já fez trabalhos internacionais, Morou em Hong Kong, viajou em turnê com o cantor sertanejo Daniel, por todo o Brasil, América Latina e Europa, com duração de dois anos. Além disso, Marcus também participou do Quadro Dança dos Famosos, da Rede Globo.
“Participar da Super Dança dos Famosos em 2021 foi um grande feito em minha carreira. Após seis anos tentando entrar no quadro, finalmente tive a oportunidade de participar desta edição especial que reuniu todos os ganhadores das outras edições. Como coreógrafo e bailarino, foi uma grande realização e uma honra poder mostrar meu talento e habilidade no programa que me levou à semifinal, ganhando todas as etapas do programa em primeiro lugar na pontuação. Infelizmente, minha parceira precisou se afastar por conta de um acidente pessoal divulgado pela mídia da Rede Globo, o que acabou me desligando do programa.
Foi muito triste ter que aceitar tudo isso, mas como eu costumo dizer: ‘Deus sabe o que faz’. Acredito que tudo acontece por uma razão e continuo seguindo em frente em minha carreira”, explica.

Depois de grandes experiências no Brasil, o dançarino conta o que tem feito atualmente.
“Após meu desligamento do programa, tive a oportunidade de conhecer a mulher da minha vida, que compartilha comigo a paixão pela dança e pela educação física. Atualmente, nos casamos e estamos vivenciando uma temporada enriquecedora nos Estados Unidos, aprimorando nossos conhecimentos como estudantes e apreciando as maravilhas deste país fascinante. Resido em Orlando, na Flórida, cidade que me recebeu calorosamente e que se tornou um lar acolhedor para nós.
No Brasil, além de manter minhas atividades como coreógrafo e bailarino, gerencio uma empresa que realiza importações de produtos diretamente dos Estados Unidos para o Brasil. Acredito que este empreendimento, além de satisfazer minha paixão por negócios, é uma forma de compartilhar com meus conterrâneos as novidades e a qualidade dos produtos americanos”, conclui.

Instagram:
@marcus_viana
Facebook:
Marcus Vinicius Viana