De volta ao passado

Maio de 1944 – Há exatos 78 anos – Em destaque, os principais membros da “Comissão Pró-Emancipação de Cosmópolis”, o “grupo dos emancipalistas”, conhecidos popularmente como os “Libertadores”. Nome alusivo, apelido pela conquista da desanexação territorial de Campinas, a sonhada emancipação política e administrativa de Cosmópolis.

Representando a população do distrito de Cosmópolis, então a mais progressista e lucrativa vila de Campinas, enfrentaram anos de verdadeiras batalhas regionais, travadas em distintos domínios legais e políticos, ainda ditatórias, iniciadas nos anos 1930.

A emancipação era considerada como um sonho de “villeiros”, julgado impossível nas esferas políticas e judiciárias, arregimentadas na mais severa ditadura militar brasileira, comandada pelo Ditador Getúlio Vargas.

Eram voluntários de vários setores cosmopolenses, comércio, indústria, agricultura e política, custeando com recursos próprios, as constantes viagens para a capital federal, então a cidade do Rio de Janeiro, caríssimas documentações regimentais, aos mais diversos trâmites legais e políticos, necessários para a criação do município de Cosmópolis.

A idealização original do grupo, difundido nas reuniões dos emancipadores e projetos de instituição do novo município, concebia as uniões territoriais das ‘villas’ Arthur Nogueira (então formado pelas atuais cidades de Holambra e Engenheiro Coelho), José Paulino (atual Paulínia), e Americana. Infelizmente, questões comerciais envolvendo domínios de cartórios, concessões comerciais, perdas nas arrecadações fiscais, sobretudo da recém inaugurada multinacional Rhodia, geravam desavenças entre os membros de outras vilas, impossibilitando os projetos da nova Cosmópolis.

Em destaque na imagem, iniciando ao fundo em pé, estão: José Maria Guarda, Carlos Leopoldo Böttcher, Caetano Achiles Avancini (primeiro vice-prefeito nomeado), Ponciano Tonussi e Antônio Tognoni. Sentados: Nilton Costa Couto, Deputado Professor Romeu de Campos Vergal (representante escolhido na esfera federal e estadual), Dr. Moacir do Amaral (primeiro prefeito nomeado pela comissão) e Dr. Orlando José Kalil Aun.

Importantes personagens, fundamentais nas lutas pela emancipação política e administrativa de Cosmópolis, oficialmente conquista pelo empenho dos memoráveis emancipadores, efetivada em 30/11/1944

“Atingiu nosso distrito um grau de desenvolvimento que preenche todos os requisitos para elevação a município. Cosmópolis é uma das maiores, se não a maior, dos distritos de paz do Estado de São Paulo. A sua renda sobe muito além de outras cidades da região, acompanhando o ritmo e progresso de São Paulo. Com a autonomia administrativa, um novo e indiscutível impulso levará o município de Cosmópolis a duplicar sua importância, indiscutível. Será que Cosmópolis, para o futuro, irá fazer a única exceção no Estado? Será isso possível?” (…), escreve Dr. Orlando José Kalil Aun, em publicação ao jornal Diário do Povo, Campinas 28/10/1938.

Texto: Adriano da Rocha (Curta e siga @AcervoCosmopolense) / Foto: Acervo Filhos da Terra