Defesa Civil combate incêndio de grande proporção próximo a empresa de gás

Foram necessários vários caminhões de água por conta do calor e da grande quantidade de material depositado no local

Na noite de quarta-feira (18), por volta de 20h, a Defesa Civil de Cosmópolis foi acionada, no km 147, da Rodovia Professor Zeferino Vaz, a SP 332, próximo a uma empresa de gás, onde havia um foco de incêndio de grande proporção.

No local, também havia risco do fogo se propagar para a empresa de gás. Durante o trabalho de combate, foram necessários vários caminhões de água por conta do calor e da grande quantidade de material depositado no local.

Após resfriamento das áreas de risco, foram realizados aceiros em volta do incêndio para evitar a propagação de outros focos para demais pontos. Devido a grande área devastada, também foi imprescindível revirar o material com uma máquina para fazer o rescaldo do incêndio.

A suspeita é que a causa foi criminosa. Todo o trabalho da equipe foi de forma intensa, com duração de 6 horas. A fumaça não chegou a comprometer o tráfego de veículos na rodovia.

Na cidade, várias pessoas sentiram o cheiro de queimado e fumaça, que invadiu residências, impregnando até dentro de casa e dificultando a respiração.

Penalidade Municipal

Segundo a Lei Complementar Nº 3695, de 23 de fevereiro de 2015, “é  proibida a queima ao ar livre de resíduos sólidos, líquidos ou de qualquer outro material que cause degradação da qualidade ambiental, na forma estabelecida nesta Lei Complementar. A Lei n 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, também estabelece que para quem “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, a pena  é reclusão, de um a quatro anos, e multa. Se o crime é culposo, a pena é de detenção, de seis meses a um ano, e multa”.

Denúncias

Caso presencie alguma situação de crime de incêndio, denúncias podem ser feitas através do telefone 153 ou 3872 2600, que também é WhatsApp.

Fotos cedidas: Defesa Civil