Detalhes sobre a receita e despesas do município são explanados em Audiência Pública

Reunião contou com a presença de autoridades legislativas e representantes de instituições na Câmara Municipal

A Audiência Pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do exercício de 2024, da cidade de Cosmópolis, aconteceu no plenário da Câmara Municipal. Munícipes, onde autoridades legislativas e representantes de instituições estiveram presentes no último dia 08 de maio.

O Departamento Contábil do Legislativo cosmopolense explanou com detalhes sobre a receita e as despesas do município para o ano de 2024, segundo estimativa calculada pela Prefeitura.

Em slides, a Contadora da Câmara Municipal explanou, com detalhes, a projeção de arrecadação com impostos, pela Prefeitura, e quais os valores e percentuais serão destinados para cada secretaria de governo, para que executem os projetos e as metas planejadas.

Estiveram presentes, além de vereadores, a Secretária Municipal de Finanças Daiane Ferreira e a Contadora da Prefeitura de Cosmópolis, Paula Servija. Além de veículos de imprensa, representante de Conselhos deliberativos e consultivos.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias é elaborada pela Prefeitura de Cosmópolis e, após, é enviada para apreciação dos vereadores que podem sugerir emendas impositivas, que representem no máximo o valor de 1,2% da RCL (Receita Corrente Líquida) – neste caso, o percentual representa o valor de R$ 3.262.757,04. Deste valor, 50% das emendas, obrigatoriamente, devem ser encaminhados ao atendimento da saúde.

Todos os vereadores apresentaram emendas impositivas conforme demandas apuradas pelos mesmos. Assim, a Câmara realiza uma audiência pública para apresentar à população em geral. Com esta audiência, os munícipes têm acesso onde será aplicado o dinheiro da arrecadação de impostos, por exemplo, na cidade, e podem informar ou sugerir aos vereadores demandas que possam existir, para que possam ser inseridas na Lei.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Cosmópolis