Direto ao ponto com Acupuntura Auricular

Técnica visa a estimulação de um Microssistema situado no pavilhão auricular (orelha)

Clayton Maciel – Massoterapeuta Clínico e terapeuta holístico Atendimentos com hora marcada @cmterapiaa Whatsapp: (19)98249-6959

A acupuntura auricular ou como é mais conhecida, Auriculoterapia, é uma técnica desenvolvida e criada na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e propagada por todo o mundo com algumas modificações e aprimoramentos ao longo dos anos e regiões do mundo. A mesma visa a estimulação de um Microssistema situado no pavilhão auricular (orelha) na qual diante de estímulos específicos tem ação direta no Sistema Nervoso Central (SNC).
Existem aproximadamente 300 pontos de tratamento catalogados e estudados por algumas literaturas, sendo 200 na parte da frente da orelha e 100 no dorso, pontos estes que representam estruturas simples, até mesmo as mais complexas, como órgãos, visando um equilíbrio nos aspectos, físicos e psíquicos, além da possibilidade de diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.
Com a mesma, temos infinitas combinações de pontos e protocolos de doenças e sintomas que podemos tratar com a acupuntura auricular. Atualmente, a técnica tem se popularizado cada vez mais e, com ela, algumas mentiras sobre a mesma vêm sendo disseminadas. Hoje, trago algumas dessas Fake News com o intuito de alertar sempre sobre as possíveis mentiras e inverdades sobre a técnica.
1º A auriculoterapia não pode ser feita em grávidas
Mentira, pois esta técnica é indicada para as gestantes visando alívio de dores lombares, enjoos e desconfortos durante o período gestacional. O que o terapeuta deve ter em mente são os pontos que não são indicados em certa fase e época gestacional, podendo, assim, fazer com que a mesma tenha contrações e até mesmo um aborto indesejado. Sendo assim, é indicada, sim, no processo gestacional, porém, sempre com cautela e conhecimento.
2º Piercing Terapêutico trata enxaqueca
Mentira, pois cada região da orelha tem uma área reflexa de atuação no nosso corpo e, quando nos submetemos a estes procedimentos, estamos, na verdade, destruindo as terminações nervosas que existem ali. Geralmente, esses piercings são colocados em região de cartilagem e sem conexão com a queixa de enxaqueca. E por ser uma região de difícil cicatrização, pode assim formar queloides e algum tipo de inflamação. Sendo assim, a utilização de piercing terapêutico acaba por destruir as terminações nervosas e pontos reflexos no pavilhão auricular.
Nesta técnica é comum utilizarmos como estímulos sementes, cristais, esferas de prata e ouro, agulhas, dentre outros.

Cosmopics na APAE
Neste fim de semana, dias 24 e 25 de setembro, estarei presente no evento COSMOPICS que acontecerá na APAE COSMÓPOLIS, das 9h00 às 17h00 com diversas técnicas e terapeutas complementares, atendendo simultaneamente e totalmente gratuito. Solicitamos, se possível, que tragam um produto de limpeza, que será revertido à APAE.