E aquele que não carrega sua cruz e não Me segue não pode ser Meu discípulo

E aquele que não carrega sua cruz e não Me segue não pode ser Meu discípulo. Lucas 14:27

Encontramos no ato de Simão o cireneu que foi obrigado pelos soldados romanos a carregar a cruz de Jesus, um retrato da obra da Igreja ao longo de todas as gerações.
Como igreja, somos portadores da cruz após Jesus. Todo cristão deve saber que não há nenhuma promessa de Jesus de excluir o sofrimento de Seus discípulos. Ele leva uma cruz, não para que possamos livrar-nos dela, mas para que possamos suportá-la. Cristo isenta-nos do pecado, mas não das aflições da caminhada rumo ao céu. Lembremo-nos disto e estejamos preparados para sofrer. Mas, devemos nos alegrar com o fato de que em nosso caso, como no de Simão, não é a nossa cruz, mas a cruz de Cristo, que estamos carregando.
Quando somos perseguidos ou ridicularizados em razão da nossa fé e devoção a Cristo, quando, por causa de nosso testemunho fiel somos tratados com desdém pelo mundo, lembremos que não é nossa a cruz, mas de Cristo, e quão gratificante é carregar a cruz de nosso Senhor Jesus! Nunca estaremos sozinhos nessa empreitada, carregamos a cruz após Ele.
Ele é a nossa bendita companhia, nosso caminho é marcado pelas pegadas de nosso Senhor. Ele vai à frente como um pastor vai à frente de suas ovelhas. Tomemos nossa cruz diariamente e sigamos o Sumo Pastor. Simão carregou a cruz somente por uma parte do trajeto, e não o trajeto todo.
Cristo pode ter carregado a parte mais difícil e Simão pode ter carregado a outra parte do caminho para o gólgota.
Certamente assim é conosco que não podemos carregar a cruz sozinhos, por isso, Cristo levou a parte mais pesada. E lembre-se de que, embora Simão tivesse carregado a cruz por curto tempo, isto deu a ele honra permanente. Ainda que tenhamos de carregar a cruz, isto acontece, no máximo, por alguns instantes, depois receberemos a coroa de glória.
Certamente, devemos amar a cruz, em lugar de nos afastar dela. Considere isto muito precioso, pois ela produz para nós eterno peso de glória, acima de qualquer comparação.

Pr. Edwil V. Borçatto – Igreja Cristã da Trindade – Rua Campinas, 749 Cosmópolis