Edital anuncia seleção para Mestrado Profissional em Matemática

Até o dia 16 de setembro estão abertas as inscrições para o exame nacional de acesso para ingresso em 2020 (ENA 2020) no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). O curso tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante para o exercício da docência na Educação Básica, especialmente a docentes de escolas públicas que buscam aprimoramento da formação profissional.
O Profmat é desenvolvido por meio de uma rede de instituições de Ensino Superior que, para 2020, estão oferecendo um total de 1.860 vagas. Destas, 20 são para a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sendo 10 no Campus São Carlos e 10 no Campus Sorocaba. O curso é semipresencial e, em São Carlos, as aulas estão previstas para acontecer às segundas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde; em Sorocaba, também de manhã e à tarde, o dia das aulas é sexta-feira. O Mestrado Profissional foi avaliado com conceito 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), nota máxima para programas com curso de mestrado apenas.
O exame nacional de acesso será realizado em 19 de outubro, na instituição de opção da pessoa candidata. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet, em http://www.profmat-sbm.org.br, onde também estão mais informações sobre o Profmat e o edital do processo seletivo. A prova terá 30 questões de múltipla escolha, visando avaliar conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos, de forma a aferir o domínio matemático necessário ao ingresso no Mestrado Profissional.
O Profmat é oferecido no contexto do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Capes, sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).