Empreendedora de Cosmópolis superou a depressão com fé, apoio familiar e profissional

“Durante quatro longos e dolorosos anos, eu era uma morta-viva, vivendo sem alegria. Meu quarto era escuro, a solidão era constante e as lágrimas eram companheiras frequentes”

Valéria Almeida de Oliveira, 44 anos, natural de Belo Horizonte, chegou a Cosmópolis em 1980, com apenas um ano de idade. Sua jornada é marcada por uma profunda transformação; a empreendedora passou por momentos de depressão e conseguiu se reerguer em meio a esta situação.

“Durante quatro longos e dolorosos anos, eu era uma morta-viva, vivendo sem alegria. Meu quarto era escuro, a solidão era constante e as lágrimas eram companheiras frequentes. Mas hoje, graças a Deus, eu me sinto viva”, conta Valéria.

Para Valéria, a superação veio com ajuda Divina e o apoio de uma rede de pessoas queridas. “Deus não desistiu de mim, mesmo quando tentei o suicídio três vezes. Ele poupou minha vida e me cercou com orações, meus cinco filhos, minha família, a doutora Valéria Meira, a psicóloga Mariana Cecon e diversos medicamentos necessários na época da crise”, explica.

Mercearia
Além de sua jornada pessoal, Valéria encontrou propósito em sua mercearia, a Valéria Variedades, que considera um presente de Deus. Assim, além de atender seus clientes, ela faz novas amizades e oferece mais do que produtos, oferece acolhimento e conselhos, baseados em sua própria experiência de superação, podendo, dessa forma, compartilhar seu relato com os amigos e clientes.

“Meu trabalho exige muito da minha saúde mental, mas também me fortalece. Sou minha própria patroa, responsável por todas as etapas do negócio. E, muitas vezes, recebo pessoas que buscam mais do que produtos, elas querem um abraço, orações, compartilhar suas histórias”, explica empreendedora.

Para enfrentar os desafios, Valéria destaca que é muito importante a capacidade de analisar as situações com calma e também manter a calma em momentos difíceis. “A vida é o bem mais precioso que Deus nos deu. Não deixe um momento ruim tirar o que você tem de mais valioso, que é o fôlego de vida. Se ame, busque ajuda, você não está sozinho(a). Juntos somos mais fortes”.

Motivação com lançamento do próprio livro
Valéria encontra motivação em ajudar os outros, seja através de seu livro “Não se Conforme, Se Transforme”, das redes sociais ou ao ministrar a palavra do Senhor em igrejas. “Minha maior motivação é ver pessoas que, assim como eu, encontraram forças para continuar. Se eu venci, elas também podem vencer”, destaca Valéria.

Atividade física
x saúde emocional
Hoje, além de cuidar de sua mercearia, Valéria cuida de sua saúde física e emocional. “Faço treino funcional, pilates e amo corrida de rua. Participar de competições é meu maior hobby, pois enquanto canso meu corpo, descanso minha mente. Vou continuar correndo pela vida, sempre incentivando as pessoas por onde eu passar e mostrando o quanto a atividade física faz bem para a saúde emocional”.

Homenagem
A empreendedora foi homenageada na Moção na Câmara Municipal de Cosmópolis em 2023 pela Vereadora Eliane Lacerda.