Empreendedorismo – José Moacir Giuzio

Empreendimento irá aliar gastronomia, comércio e lazer a céu aberto

O potencial turístico de um município não é formado apenas por um tipo de atração. Por trás de um município turístico, existem muitos fatores que impulsionaram esse desenvolvimento. Ou seja, não se desenvolve uma localidade turística apenas por belezas naturais ou por sua história.
Um fator extremamente importante e decisivo para o turismo é a iniciativa privada, que entra com os equipamentos de lazer, de gastronomia ou de hospedagem. Já citamos aqui vários exemplos excelentes de gastronomia.
Em um local dentro da cidade, com mata preservada ao redor, está nascendo um empreendimento que certamente vai atrair muitas pessoas de fora e será um excelente local de lazer ao cosmopolense. O empresário José Moacir Giuzio, suas irmãs Maria Aparecida Giuzio Tonussi, Eliete Giuzio de Souza Carneiro e sua mãe Angélica Trevenzolli Giuzio estão criando um empreendimento, onde pretendem aliar gastronomia, comércio e lazer a céu aberto.
A família, tradicional da cidade, chegou a Cosmópolis nos tempos do Núcleo Campos Sales, quando seu bisavô decidiu vir de São Paulo para cá atrás de novas oportunidades, recebeu seu lote, passou a viver ali, cultivando a terra e fazendo criação. Com o passar do tempo e com o desenvolvimento industrial, o lote foi vendido.
O pai, o famoso Zico, apaixonado pelo lugar, tentou comprar as terras de volta, mas não teve oportunidade. Comprou, então, no ano de 76, o lote vizinho pertencente à família Pavani. Ele manteve a casa original da época da colonização, que é do mesmo modelo de outra casa ainda conservada, que fica na Avenida Ester.
Vou dar uma breve explicação sobre esse assunto, pois é muito interessante saber que temos edificações mantidas desde o início da história de Cosmópolis. Como já falei em outras oportunidades, Cosmópolis nasceu de um núcleo de colonização criado com terras doadas pelo Estado com o objetivo de atrair imigrantes dispostos a colonizar, trabalhar na terra doada e viver do que era plantado.
Esses lotes, em sua maioria, davam acesso a córregos, essenciais para o plantio. Porém, alguns dos sítios eram secos. Desses lotes sem água foi formada uma vila perto da biquinha; essa vila se desenvolveu e deu origem a Cosmópolis.
Voltando à casinha, apesar de reformada, a família procurou manter original o máximo possível; a edificação está inteira, apenas foi aumentada, com tijolos, telhas e madeira de demolição. As portas ainda são originais, ele mandou fazer as janelas do mesmo modelo das originais. Essa casa é onde atualmente está estabelecido o Restaurante Hípica do Bosque. Toda a mata nativa foi mantida também, principalmente os Jatobás, uma paixão do Zico.
O Zé Moacir deu continuidade por essa paixão pela natureza e afirma que o seu desejo é preservar o lugar mais bonito de Cosmópolis para as próximas gerações. Seu projeto é proporcionar um espaço de convivência oferecendo vários tipos de comércio. Para esse fim, está construindo um restaurante com fogão a lenha (onde provavelmente ficará o Restaurante da Hípica) e ao lado locais próprios para instalações comerciais, que estão disponíveis para investidores que queiram alugar.
A ideia é integrar esse espaço com o restaurante, sem gerar concorrência com o restaurante da Hípica. Algumas ideias que ele tem para as casinhas são: cafeteria, doceria, sorveteria, exposição e venda de produtos agrícolas e da terra, como verduras, mel, queijos, temperos e até mesmo mudas de plantas.
Para a casa, eles gostariam que um investidor viesse abrir um restaurante típico alemão ou uma choperia. Porém, pode ser também um espaço de eventos.
No futuro, pretendem fazer um playground na área comum, um quiosque para idosos (onde poderão descansar, ler jornal, conversar) e uma área pet, para que os donos dos pets possam usufruir desse “shopping a céu aberto” tranquilamente.
É um lindo e grande projeto e o Zé e suas irmãs estão buscando investidores, pessoas que agreguem, acreditem e acrescentem positivamente a essa ideia. Eles também estão abertos a negociar outros projetos. Se tiver alguma ideia ou pretende montar um negócio, mas ainda não sabe onde, pode ser uma ótima oportunidade. Para entrar em contato, o telefone é (19) 98184-7150. O local fica na Rua Dr. Ruy Barbosa, s/n.

Texto: Letícia AtmannFrungilo
Fotos: Sílvio Alexandre Alves
Facebook: turismocosmopolis