Especialista dá dicas de como ajustar os espelhos retrovisores

Presente em todos os automóveis, os famosos ‘pontos cegos’ dos retrovisores exigem que os condutores tenham atenção redobrada, principalmente, em mudanças de faixas e/ou ultrapassagens. Com esses ‘pontos cegos’, o número de acidentes envolvendo veículos, pedestres, motocicletas e bicicletas pode ser maior.

Carlos Baccarin, pós-graduado em mobilidade e segurança no trânsito, confirma que todos os veículos possuem os ‘pontos cegos’. “Estes são considerados espaços que fogem do campo de visão do condutor”, explica Baccarin.

Para amenizar os danos que podem ser causados pela baixa visualização através dos retrovisores, algumas montadoras de automóveis criaram alguns sistemas tecnológicos que auxiliam os motoristas nestas condições. A montadora Volkswagen é uma delas. Pensando no bem-estar e melhorias na direção e trânsito, a montadora criou o sistema “Side Assist” que, quando o automóvel atinge uma velocidade acima de 60 km/h, esse sistema monitora os ‘pontos cegos’ por meio de sensores que ficam responsáveis por acender ou piscar luzes de LED nos retrovisores externos para avisar sobre a presença de veículos.

O sistema “Side Assist” leva em conta a velocidade dos dois veículos e apenas alerta o motorista para os que realmente podem representar um risco em caso de mudança de faixa.

Carlos Baccarin, pós-graduado em segurança do trânsito

Carlos Baccarin, pós-graduado em segurança do trânsito

Dicas de Baccarin
Para o especialista em direção defensiva e segurança no trânsito, “as dicas para reduzir esses ‘pontos cegos’ passam pelo ajuste correto dos retrovisores, os quais devem ser acertados de forma que fiquem bem abertos, permitindo apenas uma pequena visão da parte traseira do veículo”.
Esse procedimento serve para que o condutor não perca a “noção” de distância de pessoas, veículos ou objetos fixos que podem aparecer ao lado do veículo. “Mesmo com um bom ajuste dos retrovisores, quando o condutor desejar efetuar uma mudança de faixa ou conversão, antes de iniciar a manobra, além de sinalizar com a seta, deve olhar por sobre os ombros e, com isso, ampliar o seu campo de visão lateral e evitar surpresas, principalmente, com motociclistas ou ciclistas”, ressalta o especialista.

Ajuste de retrovisores
O ajuste dos retrovisores deve ser feito todas as vezes que o condutor for utilizar o automóvel. Siga o passo a passo para melhor visualização dos retrovisores:
Incline a cabeça próximo ao vidro do motorista e posicione o espelho lateral da esquerda de modo que seja possível visualizar o fim da traseira do automóvel no espelho. Incline a cabeça para a direita, entre os dois bancos dianteiros, e posicione o espelho direito de modo que seja possível visualizar o fim da traseira do automóvel no espelho do passageiro. Ajuste o espelho central interno de modo que seja possível a perfeita visualização do vidro traseiro.

Assim, quando um automóvel for realizar uma ultrapassagem, o condutor irá enxergá-lo tanto pelo retrovisor central (interno) quanto pelos retrovisores laterais (externos).