Esperança religiosa

Além de ser uma atitude positiva para o futuro e fonte de saúde mental, a esperança é uma qualidade intimamente relacionada com a fé religiosa. A maioria das religiões está fundamentada na esperança ou conta com um forte componente dela. Para o crente, a esperança é um dom de Deus que relaciona o passado com o presente e o futuro, até oferecer um final feliz e definitivo.
Anote as características mais destacadas da esperança no contexto religioso:

Refere-se à esperança de salvação – A esperança religiosa provê a última solução para o problema do sofrimento. A salvação eterna é alcançada de acordo com o plano criado pelo próprio Deus: “Vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos” (Tito 1:2).

É essencial para a sobrevivência – Em um mundo repleto de injustiça e sofrimento, precisamos encontrar refúgio nas palavras do salmista que oferece a esperança em Deus como meio de sustentação vital: “Apesar disso, esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do Senhor na Terra. Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor” (Salmo 27:13, 14).

Sua obtenção exige mais que esforço humano – No contexto bíblico, não é somente o interesse e a decisão pessoal, mas a intervenção Divina o que torna possível o grandioso dom da esperança. O apóstolo Paulo afirma que a verdadeira esperança provém gratuitamente de Deus: “O próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça” (2 Tessalonicenses 2:16).

Proporciona alegria – A esperança religiosa não é demonstrada por contrição, sofrimento e penitência. A verdadeira esperança é motivo de alegria, felicidade e bem-estar. Paulo faz uso dessa ideia de forma clara: “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração” (Romanos 12:12). “O Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nEle, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo” (Romanos 15:13).

Permanece até a volta de Jesus – A esperança, de acordo com a Bíblia, tem como ponto culminante o retorno de Cristo a este mundo, que indica o fim do medo, da injustiça e do sofrimento: “Enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo” (Tito 2:13).

Inclui a certeza da ressurreição – Depois de uma vida injusta, que acaba na morte, a esperança cristã anima o crente em saber que um dia ressuscitará para a salvação eterna: “Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos Céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (1 Tessalonicenses 4:13, 16).

Centraliza-se em uma recompensa perfeita e eterna – A esperança religiosa entra em uma etapa totalmente diferente; outra dimensão, outra ordem de coisas e chega à solução final e total. “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme Sua grande misericórdia, Ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos Céus para vocês” (1 Pedro 1:3, 4).

Se a esperança religiosa ainda não faz parte de sua vida, procure ter essa experiência. Estude e aceite essas promessas como esperança de salvação e vida eterna. Essa aceitação lhe proporcionará mudanças que darão mais sentido à sua existência e uma esperança muito mais completa.

www.esperanca.com.br
Igreja Adventista do 7º Dia