Expoflora comemora a sua 40ª edição histórica com muitas atrações e espera receber 400 mil pessoas

Esta é uma edição especial do maior evento de flores da América Latina que comemora também 165 anos da imigração holandesa no Brasil e 75 anos da imigração em Holambra 

A Expoflora 2023 vai receber turistas de todo o Brasil e de outros países, no período de 25 de agosto a 24 de setembro, de sexta a domingo, inclusive no feriado de 07 de setembro, das 9h às 19h.

 

A organização espera receber um público de 400 mil pessoas e 2.500 excursões, alta de 23% sobre os 325 mil registrados em 2019. O evento terá ainda 120 expositores, 7.000 empregos gerados direta e indiretamente e um impacto econômico de R$ 80 milhões na região.

 

Na programação especial deste ano, a Expoflora apresenta ao público mais de 4.000 variedades de 300 espécies de flores e plantas ornamentais como roseiras, girassóis, antúrios, crisântemos, orquídeas, hibiscos, sunpatiens e muito mais numa ampla exposição de arranjos florais e mostra de paisagismo e decoração com as últimas tendências do segmento e um grande shopping das flores para os visitantes levarem para casa um pouco dessa magia da Expoflora.

 

Localizada a 2 horas da capital paulista, a festa homenageia o aniversário de 165 anos da imigração holandesa no Brasil e 75 anos da imigração em Holambra, proporcionando, além da beleza natural das flores e plantas, um mergulho cultural com cerca de 250 apresentações típicas de dança e música, gastronomia holandesa e variada, parque de diversões, fazendinha, museu cultural, o desfile da parada das flores, chuva de pétalas de rosas, passeio turístico Magic Garden Holambra, entre outras atrações.

 

O espaço da festa tem área total de 250 mil m², com área de circulação de 108 mil m². A capacidade é de 25 mil visitantes por dia e o estacionamento pode receber até 5 mil veículos.

 

Confira as principais atrações da Expoflora:
Jardins  
Ao ar livre, onde os visitantes podem conhecer jardins e se encantar com a beleza e o aroma das flores e conhecem espécies como: sunpatiens, bromélias, orquídeas, hibiscos, dipladênias, antúrios, petúnias, bromélias, amaryllis, rosas, coleus, lavandas, lírios, tuias, dentre muitas outras.

O desfile na Parada das Flores é um espetáculo com carros alegóricos decorados pela artista floral Stans Scheltinga que juntamente com o “Tulipo”, mascote do evento e a nova personagem “Flora”, dentre outros personagens, conduzem o público até o local onde ocorre a Chuva de Pétalas.
Um dos maiores espetáculos da exposição é a tradicional Chuva de Pétalas de Rosas, que ocorre em todos os dias do evento, às 16h30, e emociona crianças, jovens e adultos de todas as idades. São utilizadas cerca de 300 mil pétalas colhidas de 18 mil botões de rosas, despetalados um a um para proporcionar tamanha delicadeza e beleza que emocionam o público.

 

Exposição de Arranjos Florais

O tema da Exposição de Arranjos Florais deste ano é “40 edições da Expoflora e 75 Anos de imigração holandesa em Holambra”, e para esta data tão importante os artistas florais Jan Willem, Jessica Drost e sua equipe apresentam 10 espaços exuberantes que convidam o público para uma viagem ao tempo cheia de cores vibrantes, brilho, perfume, totalmente ambientada; as flores e folhagens surgem em todos os cantos, do teto ao chão, brotam nos lustres clássicos e luxuosos, candelabros, surgem em vasos imensos, são trepadeiras, folhagens, orquídeas wanda penduradas por todo o espaço. Nas fachadas de casinhas cenográficas, o colorido especial das floreiras repletas de flores conduz a uma viagem às primeiras vilas holandesas. O mobiliário clássico em harmonia com o rústico e objetos contemporâneos trazem exclusividade e inovação para a exposição, bastante aguardada por todos, pelas novas ideias e composições de arranjos exclusivos.

Podemos observar que em meio às flores e plantas estão os objetos que ajudam a compor os ambientes, são candelabros, velas, fruteiras e vasos imensos, lustres sofisticados, vários bolos de aniversário decorados, espelhos, móbiles, bacias de metal, casinhas e prateleiras em madeira, fotos, roupas, a vaca holandesa; uma verdadeira viagem cultural e afetiva em um formato surpreendente.

 

Para produção dos ambientes, os artistas florais utilizaram 150 mil hastes de flores, entre 4 mil variedades, são rosas, crisântemos, boca de leão, antúrio, delphinium, hortênsias. Destaque para os lançamentos exclusivos em plantas e flores que estão deixando os ambientes ainda mais bonitos, como a alstroemeria de vaso, que antes era utilizada como flor de corte, nas cores rosa, branca, vermelha, laranja e lilás, a “árvore do dinheiro” – pachiraaquatica em tamanho grande, novidades em alocacias, folhagens exuberantes com detalhes como caule zebrado, toque diferenciado, variedade de cores e tamanhos, rosa skyfire, que possui combinação de cores perfeita em amarelo com as pontas das pétalas laranja, entre outras.

 

Jan Willem conta que também está comemorando a data especial, pois está completando 40 edições de Expoflora – ele participa do evento desde a primeira edição. “Vim da Holanda em 1981 para trabalhar na Expoflora e vi todo esse crescimento de perto, tanto da cidade, quanto da festa, da produção magnífica de flores e plantas, é como se eu também estivesse fazendo aniversário e comemorando esse marco”, explica ele.

 

Mostra de Paisagismo 

A integração do homem com a natureza é objeto de desejo da sociedade atual, em meio a tantos compromissos, tecnologia e salas fechadas. Os principais profissionais de engenharia, arquitetura, decoração, paisagismo e design da região se uniram para mostrar que é possível trazer essa beleza natural para o dia a dia, com ideias criativas, originais e de extrema beleza na Mostra de Paisagismo.

Imprimiram todo seu talento na criação de 18 jardins ambientados e decorados na Mostra de Paisagismo e Decoração da 40ª Expoflora. São espaços que vão sensibilizar os sentidos humanos com beleza e ao mesmo tempo simplicidade, trazendo a natureza para mais perto, de maneira harmoniosa e surpreendente, proporcionando uma viagem sensorial capaz de levar o visitante a um luxuoso jardim com spa, passando por uma paradisíaca praia; o roteiro da visitação também tem um santuário fitoterápico, um loft repleto de cores e elementos naturais, à casa de agricultores americanos, chegando até à infância e o desafio de proporcionar bem-estar na sala de aula, local, normalmente fechado e pouco arejado.

Os 4 elementos como ar, fogo, terra e água estão presentes na concepção dos espaços, tem reverência à terapia de Shinrin-yoku (banho da floresta), utilização de mobiliário próprio para área externa de forma confortável, que vão do rústico ao sofisticado, uso de cores variadas nos espaços, que vão do branco e preto, para garantir um estilo minimalista e arrojado, aos tons coloridos vibrantes. Mobiliário, objetos e elementos dão o toque de criatividade e sofisticação, peças decorativas premiadas, quadros, vasos, balanços, bancos, pássaros, móbiles em harmonização perfeita com a natureza.

Uma ideia de aconchego em uma área ajardinada para poder respirar fundo, receber pessoas especiais, e contemplar a natureza. O melhor de tudo é que esse local pode ser o quintal de casa, uma varanda, ou mesmo um loft.

Nessa viagem proporcionada na Mostra de Paisagismo, um santuário fitoterápico presta homenagem à deusa Hígia, símbolo da preservação da saúde e prevenção das doenças na mitologia grega. Um jardim sensorial convida as famílias a entrarem e experimentarem as sensações e estar mais perto da natureza.

A mostra traz mensagens importantes como estabelecer diálogos e atuar na transformação que permite contribuir de forma efetiva no compromisso por equidade e respeito às identidades no espaço “todes” com muitas flores e cores, onde tudo é amor e abre um olhar para a diversidade e inclusão. A sustentabilidade também está bem representada no uso de materiais, inclusive com hortinhas em canos de pvc, fáceis de fazer em casa.

Diante tantas ideias, conceitos e mensagens, os holofotes se voltam para a variedade de plantas ornamentais e flores utilizadas na ambientação dos espaços; são lançamentos exclusivos para a Mostra, novas variedades e cores para as espécies.

 

Danças Típicas da Holanda  
Reunindo cultura, tradição e muita animação, os grupos de danças típicas holandesas apresentam-se diariamente na Expoflora, levando muita diversão e entretenimento aos visitantes.O grupo de dança de Holambra é único no mundo a reunir coreografias de distintas regiões da Holanda inspiradas na natureza, colheitas, profissões, histórias e tradições do povo holandês.

 

Shows ao Vivo  
O parque conta com seis palcos instalados próximos às praças de alimentação (Rosas, Lírios, Petúnias, Íris, Tulipas e Emoções) onde acontecem diversas apresentações de dança holandesa, shows musicais de bandas ao vivo, dança do ventre, fanfarra e apresentações populares.

 

Parque de Diversões 
A diversão está garantida na Expoflora com brinquedos para todos os gostos e que vai reunir toda a família. Ingressos adquiridos à parte.

 

Museu Histórico-cultural de Holambra  
No Museu é colecionada toda a história da imigração e da formação da colônia holandesa. Seu acervo conta com cerca de duas mil fotos e objetos originais usados pelos primeiros imigrantes.

A Fazendinha convida as famílias a se desconectarem da cidade e terem momentos agradáveis de tranquilidade e contato com a natureza e com os animais. As crianças adoram esse passeio.

Passeio Turístico Magic Garden Holambra

É uma das atrações da Expoflora, uma experiência imersiva em novos jardins e campos de flores ampliados, com cores impactantes e aromas envolventes espalhados por 20 mil m² de área livre, além de esculturas surpreendentes e criativas que exaltam a beleza das flores e plantas. Ingressos adquiridos à parte.

Gastronomia típica  

A Expoflora surpreende o público a cada edição com novidades e lançamentos em flores e plantas ornamentais, e cada vez mais a forte presença da gastronomia típica dos Países Baixos se torna marca registrada do maior evento de flores da América Latina.

Na festa deste ano, os apaixonados por gastronomia vão se surpreender com as grandes novidades, o sorvete de lavandula, assinado pelo chef Lucas Luiz; o Açaí Stroopwafels, uma fusão da fruta brasileira com a bolacha típica holandesa; o Stroopwafels Cake com 3 camadas de pão de ló, geleia de morango, coberto de chantili de caramelo.

Outro destaque é a Salada de Flores, repleta de flores comestíveis, o delicioso Kassler servido com molho de damasco e Pannekoek Nozes e Mel com bacon, queijos, nozes e mel, criados pelo chef David Augusto Inaba; as delícias gastronômicas vão levar mais sabor e sofisticação para a edição de 2023, além de outras opções que prometem surpreender o paladar dos visitantes.

Pratos típicos e lançamentos. Fotos: Divulgação Expoflora

 

Serviço – 40ª Expoflora – 25/08 a 24/09  
Data: 25 de agosto a 24 de setembro – sexta-feira a domingo, inclusive 07 de setembro
Horário: das 9h às 19h
Local: Holambra, SP
Endereço: Rodovia SP-107, km 32,5, sem número
*A cidade está a 137 quilômetros de distância de São Paulo (2 horas), na região metropolitana de Campinas.

Ingressos – a partir de R$ 50,00 – ingresso solidário (5º lote): https://expoflora.com.br/ingressos/  

Valores dos ingressos na bilheteria do evento:
• Ingresso solidário – R$ 75,00
• Ingresso Meia – R$ 65,00
• Ingresso Inteira – R$ 130,00

• Passeio Turístico Magic Garden Holambra – R$ 40,00 (antecipado online)
Classificação indicativa: Livre (menores de 16 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis)

*O Ingresso Solidário pode ser adquirido por qualquer pessoa. Parte do valor será destinado a instituições de caridade.
*Os lotes de ingressos são limitados por quantidade para cada dia de evento, e serão alterados automaticamente. Os preços descritos neste material podem sofrer mudanças de acordo com os lotes.

Informações gerais: https://expoflora.com.br/