Falta de manutenção preventiva no veículo resulta na manutenção corretiva

Geralmente, o custo de uma manutenção corretiva é mais alto

Adriel Azevedo Auto Center Azevedos Car Eletrônica e Mecânica de veículos nacionais e importados, leves e pick-ups

Por falta de manutenção no veículo, alguns itens estão causando grandes problemas aos condutores.
O primeiro item é o sistema de arrefecimento, responsável por manter a temperatura ideal de trabalho do motor do veículo. Este sistema deve, basicamente, ser abastecido por uma mistura chamada de fluido de arrefecimento.
Muitos proprietários ainda completam o sistema de arrefecimento somente com água, o que está ocasionado um problema silencioso de corrosão, que está gerando um grande custo extra na manutenção. Esta aplicação incorreta de água danifica itens do sistema de arrefecimento, como por exemplo, mangueiras, radiador, bomba de água, válvula termostática, reservatório de expansão e selos do motor.
Uma observação importante, quando for completar o fluido de arrefecimento, o motor deve sempre estar frio, afim de evitar possíveis acidentes.
Outro problema silencioso e recorrente é a falta de troca do óleo do motor, que está gerando danos prematuros nos motores, com um custo muito grande na manutenção corretiva. Quando o óleo está vencido, ele perde as suas propriedades de limpeza que, por sua vez, ocasiona o entupimento das galerias onde o óleo circula, gerando uma má lubrificação no motor, ocasionando a quebra do mesmo.
Outro item que sempre é esquecido é o fluido de freio. Quando fica velho, danifica todo sistema de freio, como, por exemplo (cilindro mestre, cilindro de roda, pinça de freio, flexível de freio e até o bloco hidráulico do ABS). Este fluido tem que ser monitorado e trocado, em média, a cada 2 anos, no máximo. O custo de manutenção preventiva é extremamente baixo se comparado com a troca desses itens citados acima.
E por último, um item muito importante para o funcionamento do veículo e que, quando dá problema, o custo da manutenção também é alto. A famosa CORREIA DENTADA, responsável por fazer o sincronismo do motor e que tem sua validade, determinada pelo fabricante do veículo. Caso não atinja a quilometragem estipulada pelo fabricante, dentro do período de 5 anos, ela deve ser substituída.
Importante lembrar que para todos estes itens citados no texto, recomendamos a manutenção preventiva, feita de forma gradativa, o que torna a preventiva barata se compararmos com a corretiva, que é feita quando há um problema, no veículo.
Trabalho setor de reparação automotiva desde 2004 e espero ter ajudado com estas pequenas dicas.