Festinha na colônia…

“A criançada da vizinhança se achegava, tão logo os parentes da cidade também chegavam”

Para os dias de hoje, uma festa infantil tem espaço apropriado, bufê e brinquedos atrativos. Até wi-fi é disponível para os convidados. E como era alguns bons anos atrás lá na Colônia Jaguari, nos anos 80?
A festa era na casa do aniversariante. A criançada da vizinhança se achegava, tão logo os parentes da cidade também chegavam.
A estrada era de terra, e ao se aproximar da colônia, a primeira vista eram os flamboyants com suas grandes copas, e uma extensa balança pendurada em um deles. As grandes sombras eram referência de estacionamento para os carros dos convidados.

Juliana Schionato, Comerciante | Instagram: @Julianaschionato

Juliana Schionato,
Comerciante | Instagram: @Julianaschionato

Os presentes do aniversariante eram expostos em cima da cama. Ainda dentro do quarto, enquanto desembrulhava os presentes, um pouco de prosa para matar a saudade dos que moravam mais distante.
No ambiente externo, onde cabiam mais pessoas, mesmo no improviso, eram servidos os comes e bebes.
De entrada, geralmente pão com carne moída, seguido de salgados fritos. De bebida, cerveja e refrigerante, todos em garrafas de vidro. Como eram em quantidade maior e para que os convidados pudessem tomar a bebida gelada, as garrafas eram colocadas dentro do tanque de lavar roupas, misturadas com bastante gelo e serragem, que tinha o efeito de manter o gelo sólido por mais tempo.
Após cantar o “parabéns a você” e servir o bolo, tinha a balança esperando as crianças lá fora, num espaço generoso e fresquinho debaixo dos flamboyants na frente das casas da colônia, e as crianças eram livres para brincar, sem preocupação dos pais com criminosos, onde a criatividade e a socialização reinavam plenamente.
Sequer havia telefone fixo nas casas. Tudo tão diferente, tranquilo, sem modernidade e tudo simples, mas feito com muito carinho pelos anfitriões, que tornavam essas festinhas mais que especiais e inesquecíveis a quem teve o privilégio de viver essa época.