Helena e Miguel estão no ranking de nomes mais registrados em 2022

Em Cosmópolis, numa mesma família, os dois nomes fazem parte da escolha dos pais para os filhos, de 7 e 4 anos

Uma das grandes novidades de 2022, o nome deixou de ser imutável no Brasil. Embora desde junho deste ano seja possível a qualquer adulto maior de 18 anos alterar seu nome em Cartório (veja a matéria completa na página B2), independentemente do motivo, e pais de bebês, em consenso, alterarem o nome do recém-nascido em até 15 dias após o registro de nascimento – Lei Federal nº 14.382/2022 – , a preferência do paulista não mudou entre os nomes: Miguel, com 7.198 registros, e Helena, com 6.547, permanecem sendo os nomes mais escolhidos no estado de São Paulo.

Helena e Miguel
Moradores de Cosmópolis, Pamela Gonzalez Lima e Leandro Lima Silva Lima são casados há 11 anos e, coincidentemente, têm dois filhos com os nomes mais escolhidos em 2022, tanto para menina, quanto para menino: Helena, de 7 anos, e Miguel, de 4 anos. “Para nós, a escolha dos nomes foi algo muito especial e queríamos nomes com significados que combinassem com aquilo que sonhamos para eles”, explicam os pais.

Motivos das escolhas
“A Helena nasceu em 2015 e, naquele momento, não era um nome em alta. Em nossa lista, estavam Luiza e Helena, e o significado de Helena brilhou nossos olhos: Cheia de Luz, Reluzente, Resplandecente. E assim ela é! Uma menina alegre, cheia de energia e que ilumina tudo ao seu redor.
Quando ‘engravidamos’ do Miguel, não foi diferente. A escolha do nome tinha que refletir o propósito de sua chegada, ficando como outra opção o nome Artur.
Miguel significa ‘Quem é como Deus?’ ou ‘Ninguem é como Deus’, um dos príncipes celestiais citados na Bíblia. Miguel nos lembra do poder de Deus e de sua bondade. Um menino amoroso, tranquilo e cheio de alegria.
Nossa família é nosso maior tesouro e nosso desejo é que, assim como seus nomes, eles reflitam luz e graça, fazendo a diferença por onde passarem”, finalizam.

Filhos de ‘influencers’
O ranking dos nomes mais registrados em 2022 acaba sendo influenciado por registros de filhos das novas personalidades nacionais, os influencers. Maria Alice, filha da influencer Virginia Fonseca, e Gael, filho da também influencer Zoo e do youtuber Christian Figueiredo, são os nomes que mais cresceram no último ano. O primeiro saltou da posição 22 em 2021 para o terceiro nome feminino mais registrado neste ano em São Paulo, enquanto o segundo assumiu a vice-liderança estadual, derrubando Arthur para a terceira posição dos nomes masculinos.

Nomes bíblicos
Uma característica das escolhas mais registradas no país mostra a preferência dos paulistas por nomes simples e bíblicos como Ravi, Noah, Liz, Eloá e Isaac, que simbolizam o gosto e que embora ainda não estejam na lista dos 10 mais, crescem ano a ano no ranking estadual dos 50 nomes mais registrados.

Base de dados
Os dados completos catalogados pelos Cartórios brasileiros integram o Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), que reúne a base de dados de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelas unidades presentes em todas as 5.570 cidades brasileiras. Na plataforma é possível realizar buscas ano a ano em todo o território nacional, em regiões, estados e municípios, possibilitando ainda recortes por nomes simples e compostos.