Hipertensão pode ser causada por sedentarismo e etilismo

A equipe Total Cardio, da Interclínicas de Cosmópolis, promoveu, no último sábado (28/04), um evento de combate à hipertensão arterial e controle da glicemia durante a feira livre, na Rua Dr. Campos Salles.
A ação social aconteceu em conjunto com a Droga Raia, que disponibilizou equipamentos de controle do destro para testes de glicemia e aferição de pressão arterial. O grupo Total Cardio examinou cerca de 250 pessoas de forma gratuita.
Segundo a cardiologista Elaine dos Reis Coutinho, os exames realizados revelaram que parte da população não está com a pressão arterial controlada. “Grande parcela dos examinados mantém a pressão elevada, ou seja, maior ou igual a 14 por 9”, explica.
Durante a manhã, foram dadas orientações com relação ao uso de medicamentos e, principalmente, sobre as questões nutricionais.
De acordo com a especialista, a genética é um fator importante para o surgimento da hipertensão, mas os principais culpados são os fatores modificáveis, como sobrepeso, etilismo ou consumo exagerado de álcool e o sedentarismo.
“Segundo novas diretrizes, a pressão superior a 120 por 80 já demanda um tratamento que vise mudanças de hábitos. Isso não engloba apenas a prática de exercícios físicos, mas também uma reeducação alimentar que vise o baixo consumo de sódio, ou seja, ingerir menos do que 5g de sal por dia”, afirma a médica Elaine.
Algumas dietas já visam o combate à hipertensão, estas que são ricas em alimentos como fibras integrais, legumes, verduras, carnes magras e/ou brancas, além de gorduras boas presentes em castanhas e azeites de boa qualidade.
“Temperos com grande quantidade de sódio, como caldos de carne e shoyo podem ser tão prejudiciais quanto o próprio sal. Por isso, é necessário evitar temperos prontos”, finaliza.

 

Elaine dos Reis Coutinho
Cardiologista e responsável pelo ambulatorio de colesterol da PUCC
Interclinicas Cosmópolis