Inflamação dos ligamentos interespinhosos

A função é de estabilizar a coluna vertebral e age, principalmente, limitando os movimentos de flexão excessiva do tronco

O edema dos ligamentos interespinhosos se refere à inflamação de um grupo de ligamentos da coluna lombar. Em geral, esta inflamação ocorre por sobrecarga da coluna lombar e apresenta diferentes causas. O principal sintoma nestes casos é a dor lombar.
O ligamento interespinhoso tem a função de estabilizar a coluna vertebral e age, principalmente, limitando os movimentos de flexão excessiva do tronco. Já o termo “edema” significa inflamação, portanto, o quadro se refere a uma inflamação dos ligamentos interespinhosos.
As condições que sobrecarregam a coluna são as responsáveis pelo edema dos ligamentos interespinhosos. A sobrecarga ocorre quando o que é exigido da coluna vertebral excede sua capacidade de sustentação.
Pode ocorrer por condições como:
* Traumas, queda, pancadas, acidentes
* Torções do tronco
* Distensões
* Esforços excessivos
* Má postura
* Fraqueza muscular da coluna
* Sobrepeso e obesidade
* Sedentarismo
* Sobrecarga indevida de peso no trabalho e esportes
* Permanecer longos períodos sentado.
Após uma avaliação médica e com a suspeita diagnóstica, o médico pede exames, sendo a ressonância magnética da coluna lombar o exame que apresenta a maior riqueza de informações nestes casos.
A principal forma de tratamento do edema dos ligamentos interespinhosos é diminuindo a sobrecarga lombar. Para tanto, é necessário identificar fatores que estejam levando a uma sobrecarga da coluna lombar e também promover o fortalecimento e condicionamento da região.
Podemos mencionar:
* Cuidados posturais
* Fortalecimento da musculatura estabilizadora do tronco (Musculatura do CORE)
* Evitar longos períodos sentados
* Liberação miofascial / massagens específicas
* Fisioterapia
* Perda de peso
* Evitar esforços excessivos
* Otimizar a ergonomia
* Alongamentos específicos
* Adequação de colchão e postura para dormir.
Os medicamentos como anti-inflamatórios e relaxantes musculares podem auxiliar no combate à inflamação e contratura. Além disso, os analgésicos também podem ser utilizados para dar conforto aos pacientes.

Dr. Leonardo Kowalesky
Ortopedista
CRM 137295
Dra. Renata Kowalesky
Ortopedista
CRM 140080