Dr. Juarez Tavares explica sobre o uso das lentes de contato no dia a dia
A maior causa da desistência do uso de lentes de contato é a dificuldade de manuseá-las, e o responsável por essa dificuldade de colocar as lentes é o reflexo palpebral. Este reflexo é uma maneira do organismo proteger os nossos olhos e, por isso, tudo o que se aproxima dos nossos olhos faz com que eles se fechem instintivamente.
Tipos de lentes de contato
1. Quais são os tipos de lentes de contato que existem?
Basicamente, são dois tipos:
a) Gelatinosas – maleáveis, são as mais usadas e podem ser de uso anual ou descartáveis (1-15 -30 dias).
b) Rígidas – são as lentes duras, mais usadas nos casos de astigmatismos altos acima de 3 graus.
2. Quais são as vantagens e desvantagens de cada uma delas e seu tempo de vida útil?
Gelatinosas – por serem flexíveis, são mais confortáveis e de melhor adaptação.
Por existir a opção descartável, facilita a troca mais frequente, diminuindo muito o risco de contaminação.
Rígidas – é possível boa adaptação, principalmente, nos casos de irregularidades corneanas importantes e o tempo de uso recomendado é de troca anual.
3. Em quais casos de problema de visão as lentes de contato são mais adequadas?
Hoje, temos lentes para atender qualquer tipo de erro refracional: miopia, hipermetropia, astigmatismo e associação destes.
4. Por quanto tempo a pessoa pode ficar com as lentes e quando não é recomendado usá-las?
Normalmente, se recomenda retirar a lente para dormir . Sendo assim, pode ser feita a limpeza da lente entre o tempo de repouso para o olho.
Em casos de suspeitas de infecções, como conjuntivite, entrada de qualquer tipo de corpo estranho sólido, líquido ou gasoso, traumas, exposição prolongada ao sol ou contato com água do mar e piscina, as lentes devem ser retiradas e fazer o tratamento adequado para cada situação e posteriormente voltar o uso com segurança.
5. Como deve ser feita a limpeza das lentes e de quanto em quanto tempo?
Diariamente, usando a solução adequada para cada tipo de lente, se gelatinosa ou rígida. Sempre higienizar bem as mãos antes de manusear as lentes para colocar ou retirar do olho. Também limpar diariamente o estojo com água e sabão, enxaguando bem para não deixar resíduo.
6. Quais fatores externos podem diminuir a vida útil das lentes de contato?
Qualquer contato da lente com substâncias químicas pode danificar a superfície ou impregnar na estrutura, alterando o poder de correção e vida útil. Também o calor ou altas temperaturas, levando ao ressecamento ou diminuindo o percentual de água da lente com prejuízo na sua duração. Assim como deixar a lente fora da solução e do estojo ou recipiente adequado por um período de mais de 30 minutos vai desidratar e alterar a estrutura da lente, inviabilizando seu uso.
7. Quais os cuidados, então, para utilizar as lentes no dia-a-dia?
Lente de contato é um ótimo meio de corrigir a visão, mas é muito importante a HIGIENE antes, durante e depois do uso; respeitar sempre o tempo de uso recomendado pelo médico conforme cada tipo de lente; manusear com delicadeza; e tendo dúvidas ou intercorrências, procurar o especialista (oftalmologista).