Mãe amorosa de 13 filhos comanda projeto social que ajuda necessitados

Alguns de sangue e alguns de coração, todos são um orgulho

Raquel Rafaela Chaves da Silva, de 49 anos, sempre precisou trabalhar duro desde nova. Aos 15 anos, engravidou de seu primeiro filho, Carlos. “Naquela época, era mais difícil a situação, eu vim de uma família muito humilde. Meu pai de sangue nos abandonou (eu e mais 3 irmãos). Mas, graças a Deus, tive um pai de coração que foi um excelente pai”.
Após descobrir que estava grávida, teve que se casar. Passou por muitos momentos difíceis. “Nós, mulheres, sabemos como é ser mãe nova, e ainda em um relacionamento abusivo. Eu sofri muito com meu primeiro marido. Mas, fui corajosa e coloquei um ponto final. Hoje, sabemos o quanto é difícil para uma mulher reconhecer que está em um relacionamento abusivo e ainda sair dele”.
Aos 18 anos, conheceu o Almiro, com quem se casou. Infelizmente, ele faleceu em 2012.
“Quando o conheci ganhei de presente mais 6 filhos dele. Por isso que são filhos de coração”, esclarece. Na época, Raquel Rafaela tinha seu primeiro filho, que ainda era bebê, assim como um dos filhos de seu novo marido, filho que também conseguiu amamentar.
“Não acredito que tenha sido a melhor mãe do mundo, mas eu tentei, cuidei deles como se fossem meus. Até que vieram mais dois filhos desse casamento, que são meu orgulho. Na verdade, todos são”, enfatiza.
No total, são 9 filhos, que hoje estão todos formados, com filhos e casados. Na família, há um agrônomo, engenheiros, administradores, veterinários, entre outras formações. Ela diz estar muito orgulhosa de cada um deles.
Após seu marido falecer, ela conheceu uma pessoa muito boa, que tinha muito respeito por ela e pelos filhos. Se casou, e está com ele até hoje. E nesse casamento ganhou mais 4 filhos de coração.
“Atualmente, faço parte da criação deles. E espero ainda poder colaborar muito para que eles tenham o acesso a tudo que meus filhos tiveram”, conta Raquel Rafaela.
No total, são 13 filhos, alguns de sangue e alguns de coração. “Hoje, se me perguntarem se me arrependo, eu digo, NUNCA”, se orgulha Raquel.

Projeto
“O Projeto ‘Plante com amor colha o bem’ foi fundado no ano de 2018, sem fins lucrativos e de assistência humanitária. Uma de suas principais ações é a distribuição de sopas e doações aos moradores de rua.
Objetivo: O projeto vem criando mais forças através de campanhas solidárias, principalmente, nos meses antes do inverno (campanha do agasalho), campanha de doações de alimentos (com esses alimentos, o projeto elabora alimentos saudáveis para fornecer nas ruas).
Campanha de atividades infantis para crianças de comunidades carentes, além do trabalho voluntário que fazemos com as nossas integrantes. Existem cinco bonecas que representam a base do projeto: FÉ, ESPERANÇA, AMOR, ALEGRIA E PAZ. Normalmente, os integrantes do grupo saem às ruas com intuito de conhecer pessoas em situação de vulnerabilidade social, compreender suas necessidades, oferecendo alimento e, dependendo do caso, produtos de higiene.
“Atuamos desenvolvendo projetos sociais com crianças e também casas de recuperação”, finaliza Raquel Rafaela.