Luciana e Luana, sócias em um negócio familiar, contam como a parceria fortaleceu não apenas o empreendimento, mas também o vínculo familiar
Aos 18 anos, Luana teve sua primeira experiência profissional em uma loja no Centro de Cosmópolis. Enquanto isso, sua mãe, Luciana, já administrava um estabelecimento no bairro. A convivência entre as duas e a paixão compartilhada pela moda fizeram surgir a ideia de abrir um negócio juntas. “A ideia surgiu da minha parte. Sempre ajudei minha mãe na loja desde pequena e sempre amei moda”, conta Luana.
Dentro da loja, a dinâmica de sócias fortaleceu ainda mais o vínculo entre mãe e filha. “Cada uma tem suas funções e responsabilidades, mas fazemos isso de forma dinâmica e isso nos aproxima muito”, explica Luciana.
Conviver o tempo todo no âmbito profissional e pessoal pode ser desafiador para muitos, mas, para elas, separar esses dois aspectos foi fundamental. “Acredito que é importante não misturar o pessoal com o profissional. Estamos juntas o tempo todo. No início é mais difícil, mas depois, com o tempo, amadurecemos e entendemos bem sobre separar esse ponto”, explica a mãe.
A relação entre sócias nem sempre é tranquila, mas para Luana e Luciana, buscar entender o ponto de vista da outra e chegar a um consenso é fundamental. “Discordamos com frequência, porque temos personalidades diferentes e somos sócias. Mas sempre buscamos compreender e chegar a um consenso juntas sobre todas as situações e decisões”, revela.
Trabalhar e estar presente em casa fortaleceu ainda mais o laço entre mãe e filha. “É algo incrível, pois você cria uma relação mais profunda quando se trabalha e convive com a pessoa. Isso fortaleceu muito a nossa relação e nos aproximou ainda mais. Estamos sempre juntas e cada dia mais aprendemos a lidar e entender uma a outra!”, enfatiza Luana.
Com funções bem definidas, Luana cuida da curadoria, redes sociais e atendimento ao público, enquanto Luciana é responsável pela administração e financeiro. “Buscamos ver no que cada uma se identificava e sobressairia melhor. Assim conseguimos separar melhor nossas funções, em conjunto para não nos sobrecarregarmos”, explica.
Após 5 anos de trabalho conjunto, a maior lição que Luana e Luciana tiraram desta caminhada, foi a persistência. “Com certeza, a maior lição é nunca desistir! Ser empreendedor não é uma tarefa fácil, mas é gratificante e abençoado quando o trabalho é realizado com amor. Nesses 5 anos de trabalho juntas, passamos por muitas coisas, mas sempre uma fortalecendo a outra. O amor, respeito e a compreensão são chaves fortíssimas para um trabalho em equipe familiar. Como eu disse anteriormente, sempre juntas!”, conclui Luana, demonstrando o amor e a gratidão pela jornada compartilhada com sua mãe.
Acompanhe mãe e filha no Instagram @boutique.chicbella