Os desafios para equilibrar a maternidade e o empreendedorismo

Pamela Gonzalez Lima, empreendedora e mãe de Helena e Miguel, afirma que compartilhar sentimentos, dificuldades e pedir ajuda quando necessário são fundamentais para não sobrecarregar

https://www.instagram.com/comendadorcarlosduo/

Pamela Gonzalez Lima, 36 anos, mãe de Helena, 8 anos, e Miguel, 5 anos, enfrenta diariamente o desafio de equilibrar suas responsabilidades como mãe e empreendedora. Atualmente, ela é sócia da Elos Talentos, consultoria de Recursos Humanos (RH) especializada em Recrutamento e Seleção.

Para Pamela, encontrar esse equilíbrio dentro da vida profissional e familiar é essencial. Ela destaca a importância da comunicação clara, do estabelecimento de rotinas e do incentivo à autonomia das crianças como estratégias-chave para gerenciar suas responsabilidades de forma eficaz.

“Os maiores desafios são o gerenciamento do tempo, o autocuidado e os desafios emocionais da maternidade e vida profissional”, compartilha Pamela. Para ela, compartilhar sentimentos, dificuldades e pedir ajuda quando necessário são fundamentais para alcançar um equilíbrio saudável e não estar sempre sobrecarregada.

Além disso, Pamela reconhece a importância de contar com uma rede de apoio sólida. Sua família e amigos desempenham papéis fundamentais no apoio à sua caminhada de conciliação entre vida pessoal e profissional, oferecendo apoio prático e incentivo emocional, tanto para ela como para as crianças.

“Para mim, o principal é a realização pessoal. Embora desafiadora, essa jornada oferece oportunidades significativas de crescimento e satisfação em ambas as áreas da minha vida”, conta Pamela.

A flexibilidade de horários é um ponto de extrema importância para conciliar maternidade e carreira. “Sem dúvidas, a capacidade de ajustar os horários de trabalho para acomodar compromissos familiares é fundamental. Isso permite que as mães estejam presentes quando mais necessárias em casa, sem comprometer o desempenho no trabalho”, finaliza.