Os planos de Deus podem não ser tão complicados quanto você imagina

Por meio de você, todas as famílias da terra serão abençoadas” Gênesis 12:1-4

“O Senhor tinha dito a Abrão: “Deixe sua terra natal, seus parentes e a família de seu pai e vá à terra que Eu lhe mostrarei. Farei de você uma grande nação, o abençoarei e o tornarei famoso, e você será uma bênção para os outros. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. Por meio de você, todas as famílias da terra serão abençoadas”. Então Abrão partiu, como o Senhor havia instruído, e Ló foi com ele. Abrão tinha 75 anos quando saiu de Harã”. Gênesis 12:1-4 NVT
Você já ouviu falar que Deus “tem um plano para a sua vida”? Frequentemente, nossos pais ou adultos bem-intencionados falam sobre o plano de Deus para nos encorajar, mas, honestamente, às vezes, isso acaba nos enlouquecendo! Mas eis uma questão: o plano de Deus não é tão complicado quanto você pensa.
No Antigo Testamento, há uma história de um camarada chamado Abrão. Gênesis 12:1 diz que Deus falou a Abrão para deixar a terra natal e ir para um lugar que Ele lhe mostraria. Deixar a terra natal, sua casa, para ir a um lugar sobre o qual nunca ouviu falar? Isso parece muito assustador! Mas Gênesis 12:4, diz que “… Abrão partiu como o Senhor havia ordenado…”
Deus nunca mostrou a Abrão o plano completo. Ele deixou de fora alguns detalhes que provavelmente deixariam Abrão mais confortável. Em vez disso, Deus instruiu Abrão sobre a próxima coisa que ele deveria fazer. E alerta de spoiler: Por causa de sua obediência, mais tarde, Deus mudou o nome de Abrão para Abraão, que significa “pai de muitos”. E Abraão tornou-se o pai de muitas nações! Aliás, Abraão aparece novamente em Hebreus 11, no Hall da Fama da Fé. Muito legal, não é?
Abrão é um grande exemplo de alguém que viveu pela fé – mesmo quando só se podia ver uma parte do plano de Deus para sua vida. Ele certamente não era perfeito, mas sua vida foi repleta de momentos de obediência a Deus, mesmo quando obedecer não fazia sentido. Então, quando se trata do plano de Deus para as nossas vidas, muitas vezes, é assim que Deus trabalha – falando conosco através da Sua Palavra (a Bíblia) e nos dando orientação para os próximos passos à nossa frente. Essa é a essência do plano de Deus. Uma série de próximos passos que tomamos em obediência a Ele.
O Salmo 119:105 diz que a Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho. Este versículo não estava falando sobre o tipo de lâmpada que você tem no quarto, que ilumina todo o ambiente. Em vez disso, o versículo refere-se ao que seria, essencialmente, uma pequena vela. Ela não fornece uma grande quantidade de luz, mas apenas o suficiente para ver o que está bem na sua frente. Seria como entrar em uma sala escura com uma pequena lanterna – você só verá alguns passos à frente.
Como Abrão, Deus não nos mostrará o plano completo para nossas vidas. Se Ele fizesse isto, não precisaríamos viver pela fé e confiar Nele! Pelo contrário, Deus quer falar conosco através de Sua Palavra e dos servos de Cristo que fazem parte de nossas vidas, para nos ajudar com a próxima coisa: um passo de cada vez.

Pr. Adriano Vargas
Cosmópolis Central
@cosmopoliscentral