Penicão: Secretaria de Turismo realiza mais uma expedição de exploração

Uma cachoeira de aproximadamente quatro metros, formando uma piscina natural em sua queda d’água, chamada Penicão

Mais uma beleza natural da nossa cidade que trazemos ao conhecimento de vocês. Na região das grutas (Gruta do Carrapicho e Gruta da Bépa ou Nossa Senhora de Lourdes), existem inúmeras nascentes de água cristalina protegidas pela mata atlântica. Essa peculiaridade da região torna o local extremamente úmido, com a vegetação densa e fechada. Consequentemente, as águas dessas nascentes são muito geladas.
Todas essas nascentes se unem formando o Córrego Amarelo, que é afluente do Rio Jaguari. No lado oposto das grutas, existe outro curso d’água que se transforma em uma cachoeira de aproximadamente quatro metros, formando uma piscina natural em sua queda d’água, chamada Penicão.
Esse local fica bem próximo à capela de Santa Bárbara, que é um atrativo à parte. Ela foi erguida por Daniel Janotto porque estavam acontecendo muitas tempestades que acabavam com suas plantações, fazendo com que a família perdesse todo o fruto de seu trabalho. Então, o Sr. Daniel decidiu fazer uma promessa para Santa Bárbara; se os temporais acabassem, ele ergueria uma capela em sua homenagem. E foi o que aconteceu; as chuvas cessaram e a capela foi erguida. Ela está em pé até os dias de hoje e, após dois anos sem atividade por conta da pandemia, as missas serão retomadas em breve pelo nosso querido Padre Diego.
Muitos aventureiros frequentam o Penicão. O lugar é visitado constantemente por ciclistas, por praticantes de trekking e de hiking. Por ser um local difícil de encontrar, sugerimos que quem não conhece o caminho, procure alguém que saiba chegar; pois é muito fácil se perder no meio da mata.
O Turismo organizou novamente uma expedição de exploração para encontrar a localização desconhecida por muitos. O diretor de turismo Silvio Alves e o Youtuber Enrique Morris foram guiados pelo ciclista Eduardo Gabbai, que conhece o local como a palma de sua mão. Observem que, no dia da expedição, a água estava barrenta, porém, isso é incomum e ocorreu devido à chuva forte do dia anterior. Quem conhece bem a região e o Penicão explica que as águas são extremamente limpas. Futuramente, o Turismo irá realizar nova expedição para lá e registrar novas imagens.
Novamente fomos presenteados com imagens exclusivas realizadas pelo drone de Enrique. O vídeo com a expedição será lançado em breve, acompanhem o lançamento no canal. É só entrar nesse link, que você vai encontrar uma playlist que ele montou com vídeos de Cosmópolis: https://www.youtube.com/channel/UCXmkl_N1ZyIBCAML2yn4mqQ/playlists Você também pode procurar no Youtube por Enrique Morris.
Caso queira conhecer com segurança o Penicão ou outras belezas do município, procure fazer os passeios com o acompanhamento de quem conhece bem a região, de preferência, de um guia de turismo; vale a pena.
Quem quiser mais informações sobre o trabalho do Gabbai, procure por @gabbaibikeeaventura no Facebook ou entre em contato através do WhatsApp (19) 98137-6410

Texto: Letícia Atmann Frungilo
Fotos: Sílvio Alves
Facebook: turismocosmopolis